PROCESSOS EDUCATIVOS NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Resumen
Este trabalho apresenta os resultados de uma revisão integrativa da literatura das ações realizadas no combate à violência sexual infanto-juvenil em que a psicologia se apresenta articulada a educação.. Buscou-se identificar e analisar nos textos elegidos para o estudo a natureza das ações realizadas, o emprego de procedimentos e instrumentos nos processos de trabalho, além de analisar criticamente como a psicologia foi aplicada. O levantamento foi realizado, com os descritores “violência sexual infantil”, “intervenção”, “violência sexual infantil” e “educação” na base de dados do Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados indicaram 24 artigos na primeira busca e 30 na segunda busca. Foram analisados integralmente 6 artigos, a partir dos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. Os resultados apontam a importância das ações educativas de cunho preventivo e protetivo no âmbito da rede de proteção às crianças e adolescentes em situação de violência sexual de forma interdisciplinar e destaca a relevância da atuação de psicólogas/os em diferentes instâncias de atendimento, mas prioritariamente no âmbito escolar.