LÍNGUA DE SINAIS, CULTURA E IDENTIDADE
O RECONHECIMENTO DA DIFERENÇA SURDA
DOI:
https://doi.org/10.48212/cf.v6i1.6927Resumo
A partir de uma perspectiva socioantropológica-epistemológica da Surdez, o tema abordado contempla o Surdo por seu viés ontológico, traz a questão da Educação Bilíngue como espaço de disputa de Poder e apresenta a representatividade Surda por meio de narrativas de Líderes Surdos. O presente Artigo tem como objetivo discutir como o reconhecimento da Diferença Surda, que valoriza os aspectos linguísticos e culturais do Sujeito Surdo e torna-se determinante na constituição da Identidade Surda. Partindo de uma pesquisa de abordagem qualitativa, foram realizadas pesquisas bibliográficas e entrevistas com Líderes Surdos que evidenciaram que a conscientização sobre as potencialidades de Ser Surdo perpassa pelo empoderamento do Sujeito. Tendo como referência uma Educação crítica libertadora que considera o Currículo como elemento fundamental no processo de Protagonismo Surdo, são apresentadas referências bibliográficas que embasam as ponderações e estudos realizados neste Artigo sobre o direito de Ser Surdo considerando a diversidade humana como condição de existência.