SABERES LOCAIS COMO APORTE DO CURRÍCULO EM ESCOLAS RIBEIRINHAS
DOI:
https://doi.org/10.48212/cf.v6i1.6930Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a compreensão dos saberes locais, suas funcionalidades materializadas por meio do vivido no espaço ribeirinho e como aporte do currículo em escolas ribeirinhas do município de Porto Velho/Rondônia. Apresenta-se experiências do cotidiano amazônico e como os saberes locais contribuem para a leitura dos espaços de sobrevivência, resistência a e de significados simbólicos. O referencial teórico contou com a contribuição de autores que compartilham questões relacionadas aos saberes locais, currículo e representações ligadas ao espaço ribeirinho A metodologia consistiu em observações, entrevistas, registros de trabalhos de campo das autoras na Amazônia ribeirinha. Quanto aos resultados, a análise possibilitou compreender que os saberes locais são essenciais para o fortalecimento da identidade cultural, da organização da vida e, a partir deles, a escola poderá utilizar em seu currículo todo esse repertório de saberes para lidar com as questões de exclusões, conflitos e invisibilidades sociais. Desse modo, a escola deve se apropriar desses saberes, ampliando o fortalecimento da luta, do pertencimento e do empoderamento das comunidades para o efetivo exercício da cidadania. Portanto, os saberes locais são conhecimentos que evidenciam a organização do espaço ribeirinho e que podem ser um aporte do currículo em escolas ribeirinhas de Porto Velho.