Editorial

Autores/as

  • Zuila Guimarães Cova dos Santos UNIR
  • Rosa Martins Costa Pereira IFRO
  • Luanna Johnson UNIR

Resumen

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM DIFERENTES CONTEXTOS

 

Nossa 7ª edição da revista Culturas & Fronteiras que tem como título A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM DIFERENTES CONTEXTOS apresenta os escritos de pesquisadores sobre seus objetos de estudos em diferentes áreas do conhecimento. Nesse projeto editorial destacamos a experiência científica e o conjunto de atividades que envolvem ao mesmo tempo uma base teórico-metodológica, o exercício da investigação científica, a escrita e o posicionamento do investigador. Consideramos que a Pesquisa precisa estar integrada à vida universitária desde a graduação e não apenas na pós-graduação, via mestrado e doutorado, como muitas instituições de ensino Superior se organizam para promover. O desejável seria que a atividade de investigação estivesse presentes em toda á vida acadêmica. Assumida em um processo coletivo onde o acadêmico é o sujeito responsável por sua relação com os outros, uma relação apoiada em constantes reflexões sobre o mundo que o cerca e o qual ele também faz parte.

Nesse sentido, estimular a pesquisa para uma busca do desconhecido favorece o conhecimento de si, dos outros e do mundo. Portanto, ela não tem uma finalidade em si mesma. A sua importância está diretamente relacionada à construção de um saber que favoreça à vida por meio de processos de emancipação dos indivíduos.

Biografía del autor/a

  • Zuila Guimarães Cova dos Santos, UNIR

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), possui graduação em Pedagogia é Psicopedadagoga (UNIR/RO), especialista em Gestão Escolar, Metodologia do Ensino Superior e Tenologias na Educação. Mestre em Ciências da Linguagem (UNIR/RO). Atua na Educação a Distância, na Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação, desenvolve pesquisas na área de Políticas Públicas da Educação, Linguagens, Formação de Professores, Tecnologias Aplicadas a Educação, Escola de Fronteira e Migrações. Coordenou projeto "Observatório da Imigração na Fronteira" abrangendo a fronteira norte das cidades-gêmeas da Guajará-Mirim - BRASIL e Guayaramerin - BOLÍVIA, é líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas (GEIFA).

  • Rosa Martins Costa Pereira, IFRO

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2016). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR- 2008), Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Gestão Escolar (UNIR-2001 e 2002), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR, 1999). Tem experiência na área de Educação e Geografia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia de educação, escola e cultura, epistemologia, história de vida acadêmica, geografia cultural e fenomenológica. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias (GET/IFRO). É membro da equipe do Observatório do IFRO. Desenvolve suas atividades profissionais na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO.

  • Luanna Johnson, UNIR

    Pós-doutorado em Educação (UEM/2021); Doutora em Educação (DINTER UEM/UNIR, 2020). Mestrado em Psicologia (UNIR/2011); Especialização em Psicologia Escolar (UNIR/2009); Especialização em Gestão Escolar (UNIR/2002) e Graduação em Psicologia (UNIR/2001). Atualmente é Professora do Magistério Superior no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (DACE) da Universidade Federal de Rondônia Campus de Guajará-Mirim. Atua na área de Psicologia Escolar e processos educativos com ênfase nas questões de inclusão escolar; Deficiência intelectual; Infância; Formação docente. Membro do Grupo de Pesquisa Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa - CEPEFOP. Coordenadora da Linha de pesquisa: Desenvolvimento humano e processos educacionais no Grupo de estudos interdisciplinares das fronteiras amazônicas (GEIFA); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS) -UEM. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional ? ABRAPEE. Foi coordenadora da ABRAPEE - Representação Rondônia (2014-2016). É membro do Fórum de Medicalização da Educação e Sociedade Rondônia e Acre.

Publicado

25/07/2023