AS CARTAS FRONTEIRIÇAS E AS REPRESENTAÇÕES EMOCIONAIS DE ESTUDANTES BRASILEIROS E BOLIVIANOS

Autores

  • Lumaína do Nascimento Universidade Federal de Rondônia
  • Renata Gonçalves Paez Universidade Federal de Rondônia
  • Drª. Zuila Guimarães Cova dos Santos Universidade Federal de Rondônia https://orcid.org/0000-0002-4631-4772

DOI:

https://doi.org/10.48212/vh41x037

Resumo

 

 Este artigo investiga as representações emocionais presentes em cartas escritas por estudantes brasileiros e bolivianos que participaram de um projeto de Iniciação Científica- PIBIC, no período de agosto a dezembro de 2024, com o título” Fronteirizar: as vivências da fronteira representadas em cartas escritas por estudantes brasileiros e bolivianos”, as ações do projeto ocorreram em escolas públicas na região da fronteira ente Guajará-Mirim (RO, Brasil) e Guayaramerín (Beni, Bolívia), o projeto envolveu de professores, alunos, pais, acadêmicas e pesquisadoras. A partir dessa experiência surgiu nosso problema de pesquisa: Quais são as experiências emocionais representadas nas cartas fronteiriças escritas por estudantes brasileiros e bolivianos? O objetivo geral foi buscar identificar as representações emocionais e culturais presentes nos textos escritos pelos estudantes participantes. A pesquisa qualitativa, conforme Gibbs (2009), contribui para destacar a relevância e a diversidade dos dados obtidos por meio da comunicação humana. A metodologia da pesquisa-ação garantiu um percurso investigativo no qual os pesquisadores e os participantes estão envolvidos de modo cooperativo em processo de ação e reflexão. O referencial teórico foi fundamentado em Vygotsky (1998), que destaca o papel do contexto social no desenvolvimento infantil; nas contribuições de Wallon (2008) para a compreensão do desenvolvimento emocional nas interações sociais; nos estudos de Jodelet (2001), sobre as representações sociais construídas no cotidiano, especialmente em contextos de fronteira; em Eni Orlandi (2007) sobre o texto dito e o não dito; nos estudos de fronteira Santos (2016). Os textos das cartas trazem representações das memórias afetivas de lugares, relações e práticas, mas também, expõem as relações de acolhimento e afeto a partir da amizade construída através das cartas.

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Biografia do Autor

  • Lumaína do Nascimento , Universidade Federal de Rondônia

    Licenciada em Pedagogia pelo Departamento de Ciências da Educação (DCGM) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com habilitação em Docência, Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Gestão Escolar (2025). Licenciada em Letras Língua Portuguesa e Literatura pelo mesmo departamento (UNIR, 2019). Participante do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas (GEIFA), desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão com enfoque nas dinâmicas socioculturais da região amazônica de fronteira

  • Renata Gonçalves Paez, Universidade Federal de Rondônia

     

    Graduanda no curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia.  Atualmente é auxiliar do professor da escola. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

  • Drª. Zuila Guimarães Cova dos Santos , Universidade Federal de Rondônia

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professora da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, possui graduação em Pedagogia é Psicopedadagoga (UNIR/RO), especialista em Gestão Escolar, Metodologia do Ensino Superior e Tecnologias na Educação. Mestre em Ciências da Linguagem (UNIR/RO). Tem experiência na Educação a Distância, na Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação, desenvolve pesquisas na área de Políticas Públicas da Educação; Linguagens, Inclusão, Formação de Professores; Escola em Fronteiras Internacionais e Migrações; Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas - GEIFA

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Publicado

01/11/2025