VALORACIÓN DE LOS CRÉDITOS DE CARBONO Y EL COMPORTAMIENTO DE COMPRA SOSTENIBLE EN EL MERCADO DE GUAYARAMERÍN, 2024
DOI:
https://doi.org/10.48212/32a63039Resumo
Esta pesquisa analisou o comportamento de compra sustentável dos consumidores do mercado central de Guayaramerín em relação aos créditos de carbono, com o objetivo de identificar a influência de seus conhecimentos, percepções e níveis de confiança nessas iniciativas. Uma abordagem quantitativa, descritiva e correlacional foi aplicada por meio de uma pesquisa estruturada com uma amostra representativa de consumidores. Os resultados revelaram baixos níveis de conscientização sobre os créditos de carbono, embora sejam percebidos como uma ferramenta ambientalmente eficaz. No entanto, os consumidores têm dificuldade em reconhecer esses créditos em produtos ou serviços disponíveis e demonstram confiança moderada nas empresas que os implementam. As correlações obtidas mostram que quanto maior a percepção de eficácia ambiental, reconhecimento e confiança, maior a tendência ao comportamento de compra sustentável. Conclui-se que o conhecimento limitado e a baixa visibilidade dos créditos de carbono dificultam sua influência nas decisões de compra. No entanto, quando os consumidores confiam nas empresas que os implementam e percebem resultados positivos no meio ambiente, sua disposição para apoiar práticas sustentáveis por meio de suas escolhas de consumo é fortalecida. As empresas são incentivadas a aumentar a transparência e a visibilidade de suas ações climáticas para potencializar seu impacto sobre os consumidores.
