O PROTAGONISMO FEMININO EM FEEDING THE GHOSTS (1997), DE FRED D’AGUIAR: A HEROÍNA MODERNA ESCRAVIZADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.14.n.3.6337

Palavras-chave:

Heroína escravizada. Romance histórico moderno. Heroína problemática. Feeding the Ghosts.

Resumo

O romance Feeding The Ghosts, publicado em 1997, de Fred D’Aguiar, é aqui analisado como um romance histórico moderno. Lukács (2000 e 2011) é utilizado para entender a consolidação do romance como gênero da sociedade burguesa, seu herói problemático em desacordo com o mundo e a união dos elementos sociais com os individuais no romance histórico. Fehér (1972) ajuda a entender a noção de herói ambivalente no romance moderno, que nasce no mundo burguês, mas não o representa. A análise leva ao entendimento de que a heroína Mintah constitui-se como problemática, por ter seus interesses em choque com a ordem escravocrata de seu mundo e ambivalente, por não se adequar à posição de escrava passiva e muda, como o queria a sociedade escravagista. Mintah carrega consigo a culpa, o peso de seu fracasso e morre sem encontrar-se em seu mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elis Regina Fernandes Alves, UFAM

Graduação em Letras- Línguas Inglesa e Portuguesa- pela UEM- Universidade Estadual de Maringá (2003), mestrado em Letras pela mesma Universidade (2007), e doutorado em Letras pela UNESP de São José do Rio Preto (2018). É professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas- UFAM, no curso de Letras- Língua e Literaturas Portuguesa e Inglesa no IEAA- Instituto de educação, agricultura e ambiente da cidade de Humaitá- AM. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura pós colonial; feminismo, escravidão, memória. Leciona as disciplinas de Literaturas Inglesa e Norte Americana, Língua Inglesa, TCC e Estágio. Atualmente, é coordenadora do Curso de Letras- Línguas Inglesa e Portuguesa do IEAA- UFAM. Coordena o projeto de pesquisa intitulado Literatura e Feminismo: subversão e resistência na figuração de personagens femininas, e é líder do grupo de pesquisa intitulado Grupo de Estudos em Feminismo na Literatura, registrado junto ao CNPQ. Atua junto ao PPGL- Letras- Manaus (UFAM).

Downloads

Publicado

13/09/2021

Como Citar

Fernandes Alves, E. R. (2021). O PROTAGONISMO FEMININO EM FEEDING THE GHOSTS (1997), DE FRED D’AGUIAR: A HEROÍNA MODERNA ESCRAVIZADA. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 14(3). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.14.n.3.6337