SENTIDOS E SILENCIAMENTOS DISCURSIVOS NA NARRATIVA VERBAL DA CANÇÃO “JOÃO SERINGUEIRO”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.14.n.3.6367

Palavras-chave:

Sentido, Discurso, Silenciamento, Canção

Resumo

O presente artigo tem como proposta analisar o discurso na letra da canção “João seringueiro”, apresentada no Festival Acreano de Música Popular – FAMP em 1988. Por meio da análise crítica do discurso, busca-se o diálogo com Fairclough (2001), Bakhtin/ Volóshinov (2006); Bakhtin (2011), Orlandi (2007), Certeau (1998), dentre outros. Como ferramenta metodológica de análise adotou-se algumas categorias advindas de Fairclough, apresentadas por Batista Jr. et al. (2018), como: gênero discursivo, interdiscursividade, significado das palavras e representação dos atores sociais. A análise sustenta o fato de que o discurso da canção é atravessado e constituído por múltiplas vozes, sentidos e silenciamentos, onde os discursos são resultados de práticas sociais, direcionamentos políticos e jogos de poder.

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Biografia do Autor

Raildo Brito Barbosa, Universidade Federal do Acre

Professor no Curso de Música da UFAC. Lotado no Centro de Educação Letras e Artes - CELA.

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Publicado

13/09/2021

Como Citar

Barbosa, R. B. (2021). SENTIDOS E SILENCIAMENTOS DISCURSIVOS NA NARRATIVA VERBAL DA CANÇÃO “JOÃO SERINGUEIRO”. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 14(3). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.14.n.3.6367