Trilha do saber

uma análise discursiva sobre a Educação Integral no município de Contagem/MG

Autores

  • Jerusa Campelo de Freitas CEFET MG
  • Luciana Aparecida Silva de Azeredo CEFET MG
  • Paula Cristian de Oliveira da Silva CEFET MG

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.1.7411

Palavras-chave:

Dicurso, ideologia, sujeto, heterogeneidade discursiva

Resumo

Este artigo, recorte de uma pesquisa    de mestrado em andamento, objetiva analisar dizeres oficiais, proferidos pelo Sub-Secretário de Ensino do Município de Contagem/MG, em entrevista transmitida ao vivo pela plataforma do YouTube em 14 de julho de 2021, sobre o documento Trilha do Saber. Um documento orientador para o planejamento de atividades remotas. Para isso,    utilizaremos conceitos da Análise do Discurso (AD) de vertente francesa, de base Pecheutiana e os construtos de Heterogeneidade Mostrada e da Heterogeneidade Constitutiva, da linguista Jacqueline Authier-Revuz. Nosso corpus de análise foi inteiramente transcrito e foram quantificados os usos dos pronomes pessoais “eu”, “nós”, “a gente” durante a entrevista. Em seguida, foram selecionados alguns excertos da entrevista que continham essa classe gramatical, para que analisássemos a Heterogeneidade Marcada e Constitutiva e o “assujeitamento” presente no discurso. Portanto, esta análise partiu do pressuposto que existem formações ideológicas materializadas nas falas do enunciador ao apresentar o documento. Um discurso marcado pela própria heterogeneidade de seus lugares de fala, em que este traz concepções de individualidade, alternadas por uma representação do coletivo. Isso posto, compreendemos que as escolhas trazidas pelo enunciador, seja pela repetição dos termos pronominais, seja pelas escolhas adjetivadas ou pela decisão (in)consciente das palavras utilizadas, nos mostrou que seu discurso pode representar um todo, um coletivo, mas, primeiramente, este representa a sua ideologia. E, a forma como esse discurso movimentou os efeitos de sentido de seu lugar de fala, o tornou uma prática ideológica, visto que não há discurso isento de ideologia.

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Publicado

03/10/2023

Como Citar

Campelo de Freitas, J., Silva de Azeredo, L. A., & de Oliveira da Silva, P. C. (2023). Trilha do saber: uma análise discursiva sobre a Educação Integral no município de Contagem/MG. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 16(1), 151–170. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.1.7411