Os efeitos de sentidos nas capas dos livros infantojuvenis - fios entrelaçados pelo título e pela ilustração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7791

Palavras-chave:

ilustração, título, Leite, Costa, Imaginário

Resumo

Neste artigo, pretendemos mostrar como as linguagens verbal e visual potencializam o imaginário nas capas dos livros, entretanto focalizaremos apenas os projetos gráficos em que o autor Daniel da Rocha Leite e o ilustrador Maciste Costa são parceiros. O artigo em questão é um recorte de uma pesquisa de Mestrado sobre a obra A menina árvore do autor Daniel da Rocha Leite e ilustrado pelo artista plástico Maciste Costa. Supomos que essa potencialização seja realizada pela colaboração da ilustração em relação ao título e reforçado com o texto verbal da obra. O objetivo é identificar e analisar os efeitos de sentidos das imagens e do título das obras na construção do imaginário e a forma que se relacionam. A análise possui uma natureza básica utilizando fontes bibliográficas e abordagem qualitativa. Para possibilitar a realização do estudo, utilizamos os teóricos Coelho (2000), Colomer (2017), Cândido (2000), Yunes e Pondé (1988) focando em teorias e conceitos na área da Literatura infantojuvenil. Andruetto (2021), Jesualdo Sosa (1985), Perrotti (1986), Bachelard (2019), Durand (1997) e na análise referente ao imaginário e compreensão literária. Ramos (2011), Linden (2018), Salisbury e Styles (2013), Oliveira (2008), Aumont (2002) e Dondis (1997) construindo a análise teórica a respeito da imagem. A relação de fios entrelaçados entre texto verbal e visual, está presente nas capas dos livros em que tivemos Leite como escritor e Costa como ilustrador. A intenção é demonstrar a conexão literária que há entre os dois artistas por meio das linguagens verbal e visual presente na capa das obras. Toda a materialidade do livro, iniciando pela capa (cor, título, ilustração, tamanho, formato) colaboram para a polissemia da criação do imaginário de uma narrativa infantojuvenil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRUETTO, Maria Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo. Pulo do gato, 2012

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papiros, 2002.

COLOMER, Teresa. Introdução a Literatura Infantil e Juvenil Atual. São Paulo. Global,2017.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Trad. de Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da Leitura para a Leitura do Mundo. São Paulo: Ática, 2002.

LEITE, Daniel da Rocha. A história das crianças que plantaram um rio. Belém, Pronto Press, 2013.

LEITE, Daniel da Rocha. A história das crianças que plantaram um rio. Belém, Folheando, 2022.

LEITE, Daniel da Rocha. A menina árvore. Belém, Twee Comunicações, 2014.

LEITE, Daniel da Rocha. Burburinho. Belém, Twee Editora, 2018.

LEITE, Daniel da Rocha. Esparadrapo. Belém, Folheando, 2021.

LEITE, Daniel da Rocha. Menino Astronauta. Belém, Twee Editora, 2018.

LEITE, Daniel da Rocha. Procura-se um inventor. Belém, Twee Editora, 2010.

LEITE, Daniel da Rocha. Procura-se um inventor. Belém, Twee Editora, 2012.

LINDEN, Sophie van der. Para ler o livro ilustrado. Trad. De Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica – Uma poética do imaginário. Manaus, Valer, 2015.

MORAES, Odilon. Quando a imagem escreve reflexões sobre o livro Ilustrado. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.

NASCIMENTO, Izabel de Brito Silva. A história de nós dois e um rio - uma história da gente: narradores e ilustrações em a História das Crianças que Plantaram um Rio. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Literários), Departamento de Letras Vernáculas, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.

OLIVEIRA, Ieda (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil?: Com a palavra, o ilustrador. São Paulo, DCL, 2008.

OLIVEIRA, Rui de, Pelos jardins Boboli – reflexões sobre a arte de ilustras livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2008.

PERROTTI, Edmir. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Icone Editora LTDA, 1986.

SALISBURY, Martin; STYLES, Morang. Livro Infantil ilustrado – a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013

SOSA, Jesualdo. A literatura Infantil. São Paulo: Cultrix, 1904.

Downloads

Publicado

27/12/2023

Como Citar

Cabral, N. R., & Cabral, R. M. R. (2023). Os efeitos de sentidos nas capas dos livros infantojuvenis - fios entrelaçados pelo título e pela ilustração. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 16(3), 75–93. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7791