A menina árvore, uma análise da imaginação criadora na perspectiva da relação verbo-visual presente nas materialidades do livro
DOI:
https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.18.n.01.8717Palavras-chave:
Imaginário, Ilustração, Texto verbal, Materialidades do livro, A menina árvoreResumo
Neste artigo, investigamos as linguagens verbal e visual como possíveis potencializadores da imaginação criadora na narrativa infantil e juvenil A menina árvore, escrita por Daniel da Rocha Leite, ilustrada por Maciste Costa e alinhavada por Flor di Maria Fontelles. O estudo aponta a relevância da imagem na polissemia de sentidos provocada pela tessitura do enlace entre as linguagens. Essa potencialização é realizada pela colaboração expansiva do texto visual em relação ao verbal. Pontuaremos sobre conceitos e considerações sobre o imaginário, a ilustração – vinculados ao projeto gráfico – e ao texto verbal, em que se cogita a conjunção da tríade no discurso verbo-visual da história. A narrativa de uma menina árvore, que é convidada a acordar para ver o mundo imaginário, possui possibilidades de experiências emocionais, estéticas e criativas por meio de uma imagem narrativa em consonância com a linguagem verbal. Toda a materialidade do livro, capa, título, guardas, imagens, colaboram para a polissemia da criação do imaginário de uma narrativa que convida a personagem e o leitor a acordarem para sonhar.
Referências
ALVAREZ FERREIRA, Agripina Encarnacion. Dicionário de imagens, símbolos, mitos, termos e conceitos Bachelardianos [livro eletrônico]. Londrina: Eduel, 2013.
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas, papiros, 2002.
BACHELARD, Gastón. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BACHELARD, Gastón. A terra e os devaneios do repouso: ensaios sobre as imagens da intimidade. (Trad. de Paulo N. da Silva). São Paulo: Martins Fontes, 1990.
BETTS, Simon. The good drawing. In: FARTHING, Stephen; CHORPENING, Kelly; WIGGINS, Colin (Org.). The good drawing. London: CCW, 2012, p. 85-88.
CADEMARTORI, Ligia. O que é Literatura Infantil. São Paulo, Brasiliense, 2010.
COLOMER, Teresa. Introdução a Literatura Infantil e Juvenil Atual. São Paulo. Global,2017.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FITTIPALDI, Ciça. O que é uma imagem narrativa? In: OLIVEIRA, Ieda (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil? Com a palavra, o ilustrador – São Paulo, DCL, 2008.
GOLDIN, Daniel. Os Dias e os Livros – Divagações sobre a hospitalidade da leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012, p. 122.
LEITE, Daniel da Rocha. A menina árvore. Belém, Twee Comunicações, 2014.
LINDEN, Sophie van der. Para ler o livro ilustrado. Trad. De Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2018.
MARTHA, Alice Áurea Penteado. Qualidade na literatura infantil e juvenil: como reconhecer na prática da leitura? In: OLIVEIRA, Ieda (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil? Com a palavra, o educador – São Paulo, DCL, 2011.
MEDEIROS, Juliana Pádua. Trouxe a chave? As materialidades do livro interativo analógico na literatura de infância, um convite a abrir as portas da percepção. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2022.
OLIVEIRA, Rui de, Pelos jardins Boboli – reflexões sobre a arte de ilustras livros para crianças e jovens. Rio de janeiro, Editora Nova Fronteira, 2008.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. O livro é passaporte, é bilhete de partida. In: PRADO, Jason; CONDINI, Paulo (Org.). A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999.
RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantil – caminhos para ler o texto visual. São Paulo, Autêntica, 2020.
RODARI, Giani. A ilustração na literatura infantil. Revista Perspectiva Escolar, n. 43, reproduzido com autorização da Associação de Mestres Rosa Sensat na (Barcelona, Espanha) no site do Instituto Emilia. Disponível em: https://emilia.org.br/a-imaginacao-na-literatura-infantil/ Acesso em 26 de abr. de 2025.
SALISBURY, Martin; STYLES, Morang. Livro Infantil ilustrado – a arte da narrativa visual. São Paulo, Rosari, 2013.
SOSA, Jesualdo. A literatura Infantil. São Paulo, Cultrix, 1904.
ZIMMERMANN, Anelise. O livro e a imaginação: portas, janelas e tapetes voadores. Texto enviado pela autora. III Seminário Educação, Imaginação e Linguagens Artístico-Culturais. (Anais). Criciúma: Universidade do Extremo Sul Catarinense, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.