O neologismo no processo inventivo de Poemas da recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo

Authors

Keywords:

Conceição Evaristo, Escrevivência, Estilo, Invenção, Neologismo

Abstract

Neste artigo objetiva-se analisar o processo de criação de neologismos literários em Poemas da recordação e outros movimentos (2008), de Conceição Evaristo a fim de descrever seus possíveis efeitos estilísticos relacionados à noção da escrevivência evaristiana. Com isso, visa-se demostrar que os neologismos são o intento de revivificar vivências pessoais, memórias coletivas transmitidas oralmente e imaginadas, um mundo silencioso de esquecimentos passados e presentes que reverbera no cotidiano de existências marginais, pelo poder evocativo dos signos linguísticos. No tocante ao alcance do objetivo deste estudo bibliográfico, optou-se por estratégias de cunho descritivo e explicativo, a partir do conceito de estilo literário, abordado através de uma análise estilística com base nos teóricos Alicia Yllera (1979), José Lemos Monteiro (2009), Roberto de Oliveira Brandão (1989) e Nilce Sant’Anna Martins (1989), entre outros. Dessa forma, considerou-se a leitura dessa obra, bem como a coleta de dados mediante a seleção de onze neologismos nos quais se observa o efeito de estilo e a inventividade da autora.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BECHARA, Evanildo. Neologismo: é uma maneira enriquecedora de trabalhar com as palavras. Jornal Futura. Canal Futura. 01/2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uIdw55TfC_M. Acesso em: 10 mar. 2024.

BÍBLIA. Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamentos. Trad. João Ferreira de Almeida. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 2014.

BRANDÃO, Roberto de O. As figuras de linguagem. In: QUEIROZ, T. A. (Ed.). DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, v. 7, n. 1, 1989, Capítulo 1.

DUBOIS, J. et al. Dictionnaire de Linguistique. Paris: Larousse, 1973. (Dernière éd. 1989. Paris: Larousse. Tradução para o português: Dicionário de Linguística. São Paulo: Editora Cultrix).

EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2021.

GINZBURG, Jaime. Literatura, violência e melancolia. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

MARTINS, Nilce Sant'Anna. Introdução à Estilística. São Paulo: EDUSP, 1989.

MONTEIRO, José Lemos. A Estilística: manual de análise e criação do estilo literário. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009, Capítulo I, pp. 41-99.

VERGÈS, Françoise. Um feminismo decolonial. Tradução de Jamile Pinheiro e Raquel Camargo. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

YLLERA, Alicia. Problemas e Sínteses. In: Estilística, Poética e Semiótica Literária. Tradução de Evelina Verdelho. Coimbra: Almedina, 1979.

Published

31/05/2024

How to Cite

Velasques Gonçalves Brito, J. R., & Marques, G. (2024). O neologismo no processo inventivo de Poemas da recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 17(1), 40–53. Retrieved from https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/8011

Most read articles by the same author(s)

> >>