NOME SOCIAL DE ESTUDANTES TRAVESTIS E TRANSEXUAIS: CAMINHOS PARA UMA PEDAGOGIA TRANS-FORMADORA

Autores

  • Kary Jean Falcão PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO GRANDE DO SUL - PUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.1.2495

Palavras-chave:

Travestis. Nome social. Direitos. Escola.

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar sobre a importância do uso do nome social para estudantes travestis e transexuais do Estado de Rondônia. O uso do nome social nas escolas foi reconhecido como direito a partir da recomendação do Ministério Público do Estado de Rondônia e através do Decreto nº. 8727/PR de 28 de abril de 2016, entendendo que à luz da Constituição Federal, a escola deve reconhecer e proteger os direitos fundamentais da população de LGBT. O nome social em todos os registros escolares de divulgação pública minimiza todo e qualquer tipo de constrangimento ou situação vexatória. O artigo também procura esclarecer sobre os estigmas e paradoxos do (des) uso do nome social e a necessidade na inserção da discursão de gênero e identidade de gênero no currículo escolar.

Palavras-chave: Travestis. Nome social. Direitos. Escola.

 

Biografia do Autor

  • Kary Jean Falcão, PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO GRANDE DO SUL - PUC/RS

    PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

    DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO

    DIREITOS HUMANOS

    GENERO E IDENTIDADE DE GENERO

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Publicado

10/09/2017

Como Citar

NOME SOCIAL DE ESTUDANTES TRAVESTIS E TRANSEXUAIS: CAMINHOS PARA UMA PEDAGOGIA TRANS-FORMADORA. (2017). Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 5(1). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.1.2495

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