TUTELA CONSTITUCIONAL DO DIREITO AMBIENTAL E AS SUAS RELAÇÕES COM O DIREITO INTERNACIONAL E A PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DE TERCEIRA DIMENSÃO

Autores

  • Roberto de Paula
  • Vânio Lucas Montes de Amorim

Resumo

Trata-se de síntese descritiva acerca do ordenação ambiental que tem como finalidade um meio ambiente conservado e sadio, sendo de total interesse do Estado proteger e conservar a natureza e os recursos naturais que dela provem, vez que consagrado na Constituição Federal de 1988, em seu art. 225, a proteção e a tutela constitucional do direito ambiental. Destaca a atividade de fiscalização do poder público, com o intuito de realizar a efetivação dos direitos fundamentais dos cidadãos em ter um meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado para sua plena e completa formação intelectual, social, familiar e natural do povo brasileiro, sendo o direito ambiental, um direito típico dos direitos de terceira geração ou terceira dimensão segundo Bonavides.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto de Paula

Professor do departamento acadêmico de Direito da Universidade Federal de Rondônia, campus Cacoal. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. roberto.paula@unir.br

Vânio Lucas Montes de Amorim

Acadêmico do 8º semestre do Curso de Direito da UNEMAT/MT.

Referências

BARBOSA, Erivaldo Moreira. Revista jurídica Âmbito Jurídico. Ação Civil Pública como Instrumento de Proteção do Meio Ambiente. Disponível em <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?artigo_id=9105&n_link=revista_artigos_leitura%3E> Acesso em: 21/11/2018.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 14. ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 02/10/2020.

_________ Ministério do Meio Ambiente, Agenda 21. Disponível em:<http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf>. Acesso em: 02/10/2020.

_________ SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, MS 22.164. Disponível em:<http://www.stf.jus.br/portal/constituicao/artigobd.asp?item=%202004>. Acesso em: 02/10/2020.

LENZA. Pedro. Direito Constitucional esquematizado. 21. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

MORAES. Alexandre de. Direito Constitucional. 28. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

SILVA. José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 40ª ed., ver. e atual. São Paulo: Malheiros, 2017.

Downloads

Publicado

17/12/2020