A PESQUISA CIENTÍFICA COMO EIXO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Autores

  • Regina Celi Alvarenga de Moura Castro Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Eixo formativo. Teoria e prática. Educação básica

Resumo

Neste artigo o objetivo é elucidar e problematizar a discussão sobre o papel da pesquisa na formação inicial docente. Foi identificado que o debate sobre essa temática é incipiente na literatura brasileira, prevalecendo estudos sobre o professor pesquisador. Concluiu-se que a formação inicial docente é marcada pela cisão entre teoria e prática, apesar de haver legislações que indiquem a importância e a necessidade de a pesquisa se constituir como eixo formativo das licenciaturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Celi Alvarenga de Moura Castro, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Professora efetiva da Universidade Federal do Pará - Aéra: Pesquisa Educacional, Campus Altamira. Áreas de Pesquisa: 1) Pesquisa Educacional: implicações teóricas e práticas - A pesquisa como eixo de formação e profissionalização docente 2) Políticas Educacionais: Políticas de Acesso e Permanência no Ensino Superior: causas, implicações sociais da evasão no ensino superior; políticas de combate à evasão no ensino superior.

Downloads

Publicado

25/07/2018

Como Citar

Castro, R. C. A. de M. (2018). A PESQUISA CIENTÍFICA COMO EIXO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. Revista Práxis Pedagógica, 1(2), 14–25. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/2360