A PESQUISA CIENTÍFICA COMO EIXO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Autores

  • Regina Celi Alvarenga de Moura Castro Universidade Federal do Pará
  • Patrícia Rezende do Nascimento Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n2e2360

Palavras-chave:

eixo formativo, teoria e prática, educação básica

Resumo

Neste artigo o objetivo é elucidar e problematizar a discussão sobre o papel da pesquisa na formação inicial docente. Foi identificado que o debate sobre essa temática é incipiente na literatura brasileira, prevalecendo estudos sobre o professor pesquisador. Concluiu-se que a formação inicial docente é marcada pela cisão entre teoria e prática, apesar de haver legislações que indiquem a importância e a necessidade de a pesquisa se constituir como eixo formativo das licenciaturas.

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Biografia do Autor

Regina Celi Alvarenga de Moura Castro, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Professora efetiva da Universidade Federal do Pará - Aéra: Pesquisa Educacional, Campus Altamira. Áreas de Pesquisa: 1) Pesquisa Educacional: implicações teóricas e práticas - A pesquisa como eixo de formação e profissionalização docente 2) Políticas Educacionais: Políticas de Acesso e Permanência no Ensino Superior: causas, implicações sociais da evasão no ensino superior; políticas de combate à evasão no ensino superior.

Patrícia Rezende do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins, UFT/TO. Pedagoga da Universidade Federal do Tocantins, Campus Palmas.

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Publicado

25/07/2018

Como Citar

Castro, R. C. A. de M., & Nascimento, P. R. do. (2018). A PESQUISA CIENTÍFICA COMO EIXO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. Revista Práxis Pedagógica, 1(2), 14–25. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n2e2360