A GESTÃO PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA

Autores

  • Éden Santos de Castro Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Educação do Campo. Escola multisseriada. Gestão pedagógica. Programa Escola Ativa. Programa Saberes do Campo.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sobre o processo das ações pedagógicas realizadas com as escolas multisseriadas do município de Quixabeira – BA no período de 2010 a 2012 e pretendeu refletir sobre a contribuição do Programa Saberes do Campo para a gestão pedagógica das escolas multisseriadas do município de Quixabeira e descrever as ações pedagógicas do Programa Saberes do Campo para as escolas multisseriadas do município de Quixabeira. O mesmo consta de uma reflexão teórica inicial sobre Educação do Campo, classe multisseriada, bem como de uma descrição da realização dos módulos do Programa Escola Ativa, apresentando também o resultado da iniciativa municipal em dar continuidade às ações de formação continuada para professores do campo, após o encerramento do Programa Escola Ativa, com a criação do Programa Saberes do Campo que, através de um curso de formação presencial e em módulos, visou promover formação dos professores das classes multisseriadas para atuarem como formadores de alunos-pesquisadores, oportunizando o acesso introdutório à pesquisa e à ciência, ao mesmo tempo em que valorizando os saberes locais e globais historicamente construídos pelos indivíduos, pelas comunidades e pela humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éden Santos de Castro, Universidade do Estado da Bahia

Pedagogo, Especialista em Gestão Escolar, Especialista em Educação do Campo, Mestre em Ciências da Educação, Doutorando em Ciências da Educação. Professor de práica pedagógica no Colegiado de Ciências Biológicas do Campus VII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), professor da Faculdade de Ciências Educacionais Capim Grosso (FCG) e professor da educação básica no município de Quixabeira.

Downloads

Publicado

31/12/2019

Como Citar

de Castro, Éden S. (2019). A GESTÃO PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA. Revista Práxis Pedagógica, 2(3), 17–37. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/3356