A GESTÃO PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n3e3356

Palavras-chave:

educação do campo, escola multisseriada, gestão pedagógica, Programa Escola Ativa, Programa Saberes do Campo

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sobre o processo das ações pedagógicas realizadas com as escolas multisseriadas do município de Quixabeira – BA no período de 2010 a 2012 e pretendeu refletir sobre a contribuição do Programa Saberes do Campo para a gestão pedagógica das escolas multisseriadas do município de Quixabeira e descrever as ações pedagógicas do Programa Saberes do Campo para as escolas multisseriadas do município de Quixabeira. O mesmo consta de uma reflexão teórica inicial sobre Educação do Campo, classe multisseriada, bem como de uma descrição da realização dos módulos do Programa Escola Ativa, apresentando também o resultado da iniciativa municipal em dar continuidade às ações de formação continuada para professores do campo, após o encerramento do Programa Escola Ativa, com a criação do Programa Saberes do Campo que, através de um curso de formação presencial e em módulos, visou promover formação dos professores das classes multisseriadas para atuarem como formadores de alunos- pesquisadores, oportunizando o acesso introdutório à pesquisa e à ciência, ao mesmo tempo em que valorizando os saberes locais e globais historicamente construídos pelos indivíduos, pelas comunidades e pela humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éden Santos de Castro, Universidade do Estado da Bahia

Pedagogo, Especialista em Gestão Escolar, Especialista em Educação do Campo, Mestre em Ciências da Educação, Doutorando em Ciências da Educação. Professor de práica pedagógica no Colegiado de Ciências Biológicas do Campus VII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), professor da Faculdade de Ciências Educacionais Capim Grosso (FCG) e professor da educação básica no município de Quixabeira.

Referências

ARROYO, Miguel G. A educação básica e o movimento social do campo. In: Por uma educação do campo. (Org) Mônica Castagna Molina. Petrópolis: Vozes, 2004.

______. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.

______. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. Carlos Minayo Gomes et al. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

BRASIL, Câmara dos Deputados. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Câmara dos Deputados, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, 2002.

______. Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Cadernos SECAD 2 – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: março de 2007.

______. Guia para a formação de professores da Escola Ativa. Brasília: MEC, 2005.

FINO, Carlos Nogueira. Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, vol 14, nº 2, PP. 273- 291, 2001. Disponível em: <http://www3.uma.pt/carlosfino/publicacoes/11.pdf>

Acesso em: 15 fev. 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Panorama da educação no campo. Brasília: INEP, 2007.

MARTINS, L. M.; MARSIGLIA, A. C. Galvão. Contribuições gerais para o trabalho pedagógico em salas multisseriadas. I Encontro Internacional de Educação do Campo. Brasília-DF: Observatório de Educação do Campo, 2010.

PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício de poder: crítica ao senso comum em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 33.ed. São Paulo: Autores Associados, 2000.

______. Perspectiva marxiana do problema subjetividade-intersubjetividade. In DUARTE, N. (Org). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados, 2004.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WOODS, Peter. Investigar a arte de ensinar. Porto: Porto Editora, 1999.

Downloads

Publicado

31/12/2019

Como Citar

Castro, Éden S. de. (2019). A GESTÃO PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA. Revista Práxis Pedagógica, 2(3), 17–37. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n3e3356