TREINAMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS UTILIZANDO JOGOS DIGITAIS PARA O APRIMORAMENTO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n2e3870Palavras-chave:
jogos digitais, funções executivas, treinamento cognitivo, infânciaResumo
O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos do uso dos jogos digitais sobre as funções executivas na infância, incluindo trabalhos que os utilizem para o treinamento cognitivo ou avaliem os efeitos da interação com os jogos sobre o desempenho das habilidades que integram as funções executivas em crianças. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados Eric, LILACS, ScienceDirect e Scielo por meio das seguintes palavras-chave: digital games AND executive functions; child AND games AND executive functions. Por meio das palavras-chave foram identificados 25 artigos nas bases de dados especificadas anteriormente, e de acordo com os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados para análise 6 artigos. Entre os resultados encontrados a partir dos artigos selecionados, pode-se concluir que os efeitos do uso dos jogos digitais sobre as funções executivas variam de acordo com o tipo de jogo utilizado, sendo a faixa etária de fundamental importância no desempenho da criança no jogo. Com essa revisão sistemática também pode-se perceber que este é um tema que está começando a ser pesquisado há pouco tempo, sendo o artigo mais antigo utilizado em minha pesquisa datado de 2012, sendo a maior parte dos artigos utilizados datados do ano 2016.
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