TREINAMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS UTILIZANDO JOGOS DIGITAIS PARA O APRIMORAMENTO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS

REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n2e3870

Palavras-chave:

jogos digitais, funções executivas, treinamento cognitivo, infância

Resumo

O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos do uso dos jogos digitais sobre as funções executivas na infância, incluindo trabalhos que os utilizem para o treinamento cognitivo ou avaliem os efeitos da interação com os jogos sobre o desempenho das habilidades que integram as funções executivas em crianças. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados Eric, LILACS, ScienceDirect e Scielo por meio das seguintes palavras-chave: digital games AND executive functions; child AND games AND executive functions. Por meio das palavras-chave foram identificados 25 artigos nas bases de dados especificadas anteriormente, e de acordo com os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados para análise 6 artigos. Entre os resultados encontrados a partir dos artigos selecionados, pode-se concluir que os efeitos do uso dos jogos digitais sobre as funções executivas variam de acordo com o tipo de jogo utilizado, sendo a faixa etária de fundamental importância no desempenho da criança no jogo. Com essa revisão sistemática também pode-se perceber que este é um tema que está começando a ser pesquisado há pouco tempo, sendo o artigo mais antigo utilizado em minha pesquisa datado de 2012, sendo a maior parte dos artigos utilizados datados do ano 2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOOT, Walter R. et al. The effects of video game playing on attention, memory, and executive control. Acta Psychologica, [s.l.], v. 129, n. 3, p.387-398, nov. 2008. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.actpsy.2008.09.005.

CERVIGNI, M; BRUNO, F.; ALFONSO, G. Hacia la elaboración de criterios para la estimulación de la flexibilidad cognitiva mediante juegos digitales: aportes fundados en un estudio empírico. Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento, Argentina, v. 3, n. 8, 2016.

HAMDAN, Amer Cavalheiro; PEREIRA, Ana Paula de Almeida. Avaliação neuropsicológica das funções executivas: considerações metodológicas. Psicologia: Reflexão e Crítica, [s.l.], v. 22, n. 3, p.386-393, 2009. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-79722009000300009.

LORING, D. INS Dictionary of neuropsychology. Oxford University Press;, 1999.

MARTINOVIC, Dragana et al. Comparison of children’s gaming scores to NEPSY-II scores: Validation of computer games as cognitive tools. Computers In Human Behavior, [s.l.], v. 49, p.487-498, ago. 2015. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2015.03.039.

MARTINOVIC, Dragana et al. Computer games that exercise cognitive skills: What makes them engaging for children?. Computers In Human Behavior, [s.l.], v. 60, p.451-462, jul. 2016. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2016.02.063.Mata,

F. et al. (2013).

MATA, Fernanda et al. Development of a computerised version of the Children’s Gambling Task for the evaluation of affective decision-making in Brazilian preschool children. Estudos de Psicologia, Minas Gerais, v. 1, n. 18, p.151-157, jan. 2013.

MONDÉJAR, Tania et al. Correlation between videogame mechanics and executive functions through EEG analysis. Journal Of Biomedical Informatics, [s.l.], v. 63, p.131-140, out. 2016. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jbi.2016.08.006.

PETTY, Ana Lucia; SOUZA, Maria Thereza C. Coelho de. Executive Functions Development and Playing Games. Us-china Education Review, São Paulo, p.795- 801. 2012.

RAMOS, Daniela Karine et al . O uso de jogos cognitivos no contexto escolar: contribuições às funções executivas. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 21, n. 2, p. 265-275, Aug. 2017. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-

&lng=en&nrm=iso>. http://dx.doi.org/10.1590/2175- 3539201702121113. Acesso em: 03 jul. 2019.

RAMOS, Daniela Karine; MELO, Hiago Murilo de. Jogos digitais e desenvolvimento cognitivo: um estudo com crianças do Ensino Fundamental. Neuropsicologia Latinoamericana, Florianópolis, v. 8, n. 3, p.22-32, 2016.

RAMOS, Daniela Karine; SEGUNDO, Fabio Rafael. Jogos Digitais na Escola: aprimorando a atenção e a flexibilidade cognitiva. Educação & Realidade, [s.l.], v. 43, n. 2, p.531-550, jun. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2175-623665738.

RIVERO, Thiago S.; QUERINO, Emanuel H. G.; STARLING-ALVES, Isabella. Videogame: seu impacto na atenção, percepção e funções executivas. Neuropsicologia Latinoamericana, [s.l], v. 4, n. 3, p.38-52, 2012.

RUEDA, M. R. et al. From The Cover: Training, maturation, and genetic influences on the development of executive attention. Proceedings Of The National Academy Of Sciences, [s.l.], v. 102, n. 41, p.14931-14936, 28 set. 2005. Proceedings of the National Academy of Sciences. http://dx.doi.org/10.1073/pnas.0506897102.

Downloads

Publicado

28/11/2019

Como Citar

Bodanese, G. R., & Ramos, D. K. (2019). TREINAMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS UTILIZANDO JOGOS DIGITAIS PARA O APRIMORAMENTO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Práxis Pedagógica, 2(2), 37–51. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n2e3870