PLEASE DON’T STOP THE MUSIC

UM CONVITE A REFLETIR SOBRE PRÁTICA E TEORIA NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n2e4352

Palavras-chave:

música, prática docente, ações pedagógicas

Resumo

O artigo propõe refletir acerca da teoria e prática na formação docente tendo como base o repertório teórico e prático construído ao longo da vivência dos autores como profissionais da Educação Básica e Superior e por ocasião dos estudos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mesmo considerando que já são temas muito discutidos, mas certos de que ainda não resolvidos, os autores avançam o estudo e em suas discussões a partir das questões: até que ponto a prática pode se sustentar fora das lentes da teoria e, até onde a teoria caminha sem que haja na prática a forma de apresentar sua força? As reflexões apresentadas foram produzidas a partir de estudos bibliográficos e de registros das experiências dos autores. Os fundamentos teóricos que permitiram a interlocução partiram de Fisher (2001), Cruz (2007), Larrosa (2002), Porto (2006) e Pinto (2010) e Pimenta (1997). Resultados apontam para considera-se, por fim, que a articulação de experiências, práticas e teorias na formação docente são inseparáveis, mas em dados momentos uma sobressai à outra mesmo que não seja este o objetivo.

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Biografia do Autor

Francisco Valterlei Guedes Freitas, Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho, Rondônia

Professor nos Anos Finais do Ensino Fundamental - SEMED, Porto Velho, Rondônia.

Juracy Machado Pacífico, Universidade Federal de Rondônia

Dra em Educação Escolar/UNESP. Professora do Departamento de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Rogéria Moreira Resende Isobe, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Sabrina da Silva Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Porto Velho, Rondônia

Graduada em Pedagogia pelo Instituto FARO. Pedagoga/Orientadora no IFRO – Campus Colorado do Oeste. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional - UNIR

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Publicado

28/11/2019

Como Citar

Freitas, F. V. G., Pacífico, J. M., Isobe, R. M. R., & Santana, S. da S. (2019). PLEASE DON’T STOP THE MUSIC: UM CONVITE A REFLETIR SOBRE PRÁTICA E TEORIA NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS. Revista Práxis Pedagógica, 2(2), 108–120. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n2e4352