PLEASE DON’T STOP THE MUSIC

UM CONVITE A REFLETIR SOBRE PRÁTICA E TEORIA NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n2e4352

Palavras-chave:

música, prática docente, ações pedagógicas

Resumo

O artigo propõe refletir acerca da teoria e prática na formação docente tendo como base o repertório teórico e prático construído ao longo da vivência dos autores como profissionais da Educação Básica e Superior e por ocasião dos estudos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mesmo considerando que já são temas muito discutidos, mas certos de que ainda não resolvidos, os autores avançam o estudo e em suas discussões a partir das questões: até que ponto a prática pode se sustentar fora das lentes da teoria e, até onde a teoria caminha sem que haja na prática a forma de apresentar sua força? As reflexões apresentadas foram produzidas a partir de estudos bibliográficos e de registros das experiências dos autores. Os fundamentos teóricos que permitiram a interlocução partiram de Fisher (2001), Cruz (2007), Larrosa (2002), Porto (2006) e Pinto (2010) e Pimenta (1997). Resultados apontam para considera-se, por fim, que a articulação de experiências, práticas e teorias na formação docente são inseparáveis, mas em dados momentos uma sobressai à outra mesmo que não seja este o objetivo.

Biografia do Autor

  • Francisco Valterlei Guedes Freitas, Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho, Rondônia

    Professor nos Anos Finais do Ensino Fundamental - SEMED, Porto Velho, Rondônia.

  • Juracy Machado Pacífico, Universidade Federal de Rondônia
    Dra em Educação Escolar/UNESP. Professora do Departamento de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  • Rogéria Moreira Resende Isobe, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

  • Sabrina da Silva Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Porto Velho, Rondônia

    Graduada em Pedagogia pelo Instituto FARO. Pedagoga/Orientadora no IFRO – Campus Colorado do Oeste. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional - UNIR

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Publicado

28/11/2019

Como Citar

PLEASE DON’T STOP THE MUSIC: UM CONVITE A REFLETIR SOBRE PRÁTICA E TEORIA NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS. (2019). Revista Práxis Pedagógica, 2(2), 108-120. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n2e4352