CONCEPÇÕES TEÓRICAS A CERCA DA APRENDIZAGEM: COMO O SER HUMANO APRENDE?

Autores

Palavras-chave:

Teorias da aprendizagem. Desenvolvimento humano. Aprendizagem.

Resumo

Como o ser humano aprende? Responder a esse questionamento se constitui um desafio atual e urgente, pois o aprender é um processo interno, complexo e envolve todas as dimensões do ser humano: afetiva, cognitiva e psicossocial. O objetivo deste estudo é organizar respostas para essa questão, e, para isso colocamos em tela as teorias da aprendizagem que comumente estão presentes nas práticas pedagógicas. Trouxemos como ponte analítica reflexões a cerca do filme “Escritores da liberdade” com intuito de elucidar possíveis contribuições para o desenvolvimento da aprendizagem humana. Constatamos ao final deste estudo, que embora tenhamos diferentes teorias dispostas a explicar como o ser humano aprende, ainda não chegamos a uma resposta pronta, isso porque, compreendemos aprendizagem como um processo que ocorre ao longo da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Tessaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutoranda em Educação  Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Downloads

Publicado

24/04/2020

Como Citar

Tessaro, M. (2020). CONCEPÇÕES TEÓRICAS A CERCA DA APRENDIZAGEM: COMO O SER HUMANO APRENDE?. Revista Práxis Pedagógica, 3(4), 91–109. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/4681