THEORETICAL CONCEPTIONS ABOUT LEARNING
HOW DO HUMANS LEARN?
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v3n4e4681Keywords:
theories of learning, human development, learningAbstract
The aim of this study is to organize answers to the question: how does the human being learn? For that, we put on screen the theories of learning that are commonly present in pedagogical practices: behavioral, humanistic and cognitive. We found that although we have different theories willing to explain how the human being learns, we have not yet arrived at a ready answer, because, we understand learning as a complex internal process that occurs throughout life.
References
AVILDSEN, John. Direção. Meu mestre minha vida. Direção de John G. Avildsen. Estados Unidos, Warner Bros Picture, 1989 (1h44min.).
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 2 ed. Porto Alegre, Penso, 2012.
DUSI, Miriam Lúcia Herrera Masotti; NEVES , Marisa Maria Brito da Justa; ANTONY, Sheila. Abordagem gestáltica e psicopedagogia: um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola. Paidéia, 2006, 16(34), p.149-159.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 58 ed. Ver. E atual. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2014.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2015.
FURTADO, J. C. Entender como se aprende para aprender como se ensina. In: WAJNSZTEJN, A. C. et al (Org.) Desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem escolar: o que o professor deve dominar para ensinar bem? Curitiba: Ed. Melo, 2010.
p. 47-52.
GANSEL, Dennis. Direção. A onda. Alemanha: Netflix, 2008 (1h48min.).
GIUSTA, Agnela da Silva. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas.
Educ. rev., Belo Horizonte , v. 29, n. 1, p. 20-36, Mar. 2013.
GOULART, Iris Barbosa. Piaget: experiências básicas para utilização do professor. 29 ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2013.
GROSSI, Esther Pillar. Construtivismo, um fenômeno deste século. In: GROSSI, Esther Pillar. BORDIN, Jussara (org). Paixão de aprender. Petrópolis: Vozes, 1992.
LA GRAVENESE, Richard. Direção. Escritores da liberdade. Direção de Richard LaGravenese. Estados Unidos, Music Televison, 2007 (2h04min.).
LEÃO, Denise Maria Maciel. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de pesquisa, n. 107, 1999, p. 187-206.
MATTOS, Amana Rocha et al. O cuidado na relação professor-aluno e sua potencialidade política. Estudos de Psicologia, 18(2), abril-junho/2013, p.369-377.
MIZUKAMI, M. da G. N. Abordagem comportamentalista. In.: MIZUKAMI, Maria das
G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, EPU, 1986, p. 19-36.
PIAGET, Jean. Abstração reflexionante: relações lógico-matemáticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995
PEREIRA, Débora Silva de Castro. O ato de aprender e o sujeito que aprende. Constr. psicopedag., São Paulo, v. 18, n. 16, p. 112-128, jun. 2010.
POZO, Juan Ignácio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Rev. Pátio. Porto Alegre: Artmed, n.13, 2004. p. 8-11.
ROCHA, Erothides M. Barros da. O processo de ensino-aprendizagem: modelos e componentes. In: PENTEADO, Wilma Alves. Psicologia e ensino. São Paulo: Papelivros, 1980.
SMITH, Louis M; ALVES, Maria Leila (Org.) Burrhus Skinner. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
TREVISOL, Maria Teresa Ceron. Ensino, aprendizagem e práticas pedagógicas. Plano de ensino - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc, Joaçaba-SC, 2018.
VALENTE, José Armando. Criando oportunidades de aprendizagem continuada ao longo da vida, n.15. Rev. Pátio. Porto Alegre: Artmed, ano 4, n.15, 2001. p. 8-12.
VASCONCELOS, Clara; PRAIA, João Félix; ALMEIDA, Leandro S. Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à aprendizagem. Psicol. Esc. Educ. (Impr.). Campinas, v. 7, n. 1, 2003, p. 11-19.
VASCONCELLOS, Celso dos S. O que é necessário para que o aluno aprenda? Rev. Pátio. Poa: Artmed, ano XIII, fev./abr. 2009. p.44-47.
WEIR, Peter. Sociedade dos poetas mortos. Direção de Peter Weir. Estados Unidos: Walt Disney, 1989 (129min.).
ZAMBIASI, José Luiz. Problematizando a epistemologia na construção do conhecimento. Rev. Pedagógica. n. 17, 2006, p.152-172.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.