EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTEXTO, PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Palavras-chave:
Educação, Educação Inclusiva, EJA, Educação de Jovens e Adultos.Resumo
A Educação é um processo social e direito de todos, que tem como objetivo integrar os indivíduos na sociedade a qual estão inseridos, exercendo inclusão nos âmbitos cultural, político e educacional. A Educação de Jovens e Adultos, na perspectiva da Educação Inclusiva, oportuniza a volta à escola daqueles que não cursaram ou não concluíram seus estudos na idade própria, promovendo inclusão social, assim como qualificação e inserção no mercado de trabalho. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva identificar o contexto educacional e os principais desafios enfrentadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva de alunos ingressos nesta modalidade de ensino. A pesquisa foi desenvolvida com alunos da 4º etapa da EJA, em uma escola estadual da rede pública, localizada na cidade de Parnaíba-PI. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas a respeito das perspectivas da EJA de acordo com os pesquisados, tendo a pesquisa uma abordagem qualitativa e quantitativa. Partindo do que foi analisado, pode-se transparecer as perspectivas do ponto de vista dos alunos, levantando suas dificuldades e desafios, desde o abandono da escola em idade própria, até o retorno aos estudos por meio da modalidade de EJA. Sendo possível também entrar no cenário educacional ao qual estão inseridos, refletindo assim, sobre possíveis melhorias, visando uma educação efetiva, não somente em relação ao conhecimento técnico, que prepara para o mercado de trabalho, mas também ao conhecimento intelectual que inclui tais indivíduos, tornando-os socialmente inseridos, elevando sua autoestima e realizando seu crescimento pessoal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17/08/2020
Como Citar
de Sousa Silva, S. T., Ferreira Cardoso, R. H., de Souza, T. A., da Silva, A. I., & de Araujo Veloso, V. D. (2020). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTEXTO, PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Revista Práxis Pedagógica, 4(5), 92–106. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/4936
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.