EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CONTEXTO, PERSPECTIVAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v4n5e4936Palavras-chave:
educação, EJA, educação de jovens e adultosResumo
A Educação é um processo social e direito de todos, que promove a integração dos indivíduos na sociedade a qual estão inseridos. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) oportuniza a volta à escola daqueles que não cursaram ou não concluíram seus estudos na idade própria, promovendo inclusão social, assim como qualificação e inserção no mercado de trabalho. Tal modalidade de ensino é fomentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394 de 1996, que em seus Art. 37 e 38, garante legalmente que os jovens e adultos tenham acesso e continuidade de estudo gratuito, sendo articulado preferencialmente a Educação Profissional. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva identificar o contexto educacional e os principais desafios enfrentadas na EJA na perspectiva de discentes ingressos nesta modalidade de ensino. A pesquisa foi desenvolvida com alunos de faixa etária entre 15 a 35 anos, que cursavam a 4º etapa, referente a quinta e sexta série do Ensino Fundamental, de uma escola estadual da rede pública, localizada na cidade de Parnaíba-PI. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas a respeito das perspectivas da EJA, utilizando técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa. Partindo do que foi analisado, pode-se transparecer as perspectivas do ponto de vista dos alunos, levantando dificuldades e desafios enfrentados, desde o abandono da escola em idade própria, até o retorno aos estudos. Foi possível também refletir sobre o cenário educacional da EJA, sugerindo possíveis melhorias, visando uma educação efetiva, não somente em relação ao conhecimento técnico, que prepara para o mercado de trabalho, mas também ao conhecimento intelectual que inclui os indivíduos, elevando a autoestima e proporcionando crescimento pessoal.
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