LIMITAÇÕES DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415/2017)

Autores

  • Fabio Jonas Souza Soares Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano https://orcid.org/0000-0001-5460-2224
  • Daiane Pereira Xavier Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Nailson Silva Marques de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi
  • Walisson de Souza Soares Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Poliana Prates de Souza Soares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB https://orcid.org/0000-0003-4158-4017

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v5n6e4942

Palavras-chave:

currículo escolar, educação instrumentalista, questão social

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de expor e analisar três aspectos fundamentais da nova reforma do ensino médio (Lei nº 13.415/2017): a oferta variada de ensino por meio dos itinerários formativos, o tratamento dado às disciplinas filosofia e sociologia no novo currículo e o sutil acento no conhecimento técnico como critério de avaliação. Um quarto aspecto também foi considerado: o meio de aprovação da reforma. Procura-se evidenciar os limites e insuficiências do novo currículo e suas consequências para o ensino brasileiro. Por fim, destacamos que devido ao caráter parcial e instrumental, a nova reforma pode se caracterizar como um projeto de socialização deficiente, isto é, não mune o indivíduo com o conjunto de saberes, técnicas e sentimentos aptos para a vida social.

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Biografia do Autor

Fabio Jonas Souza Soares, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano

Graduando de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi. Graduando de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Daiane Pereira Xavier, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Graduanda de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi.

Nailson Silva Marques de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi

Graduando de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi.

Walisson de Souza Soares, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Graduado em filosofia pela Faculdade Paulo VI - Mogi das Cruzes. Graduando em Teologia pela PUC-SP

Poliana Prates de Souza Soares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduada em Engenharia Agronômica pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi. Mestranda em Agronômia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

26/12/2020

Como Citar

Soares, F. J. S., Xavier, D. P., Souza, N. S. M. de, Soares, W. de S., & Soares, P. P. de S. (2020). LIMITAÇÕES DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415/2017). Revista Práxis Pedagógica, 5(6), 34–48. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v5n6e4942