LIMITAÇÕES DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO (Lei nº 13.415/2017)

Autores

  • FABIO JONAS SOUZA SOARES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO
  • Daiane Pereira Xavier INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO
  • Nailson Silva Marques de Souza INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO
  • Walisson de Souza Soares Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Poliana Prates de Souza Soares UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

ECurrículo escolar. Educação instrumentalista. Questão social.

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de expor e analisar três aspectos fundamentais da nova reforma do ensino médio (Lei nº 13.415/2017): a oferta variada de ensino por meio dos itinerários formativos, o tratamento dado às disciplinas filosofia e sociologia no novo currículo e o sutil acento no conhecimento técnico como critério de avaliação. Um quarto aspecto também foi considerado: o meio de aprovação da reforma. Procura-se evidenciar os limites e insuficiências do novo currículo e suas consequências para o ensino brasileiro. Por fim, destacamos que devido ao caráter parcial e instrumental, a nova reforma pode se caracterizar como um projeto de socialização deficiente, isto é, não mune o indivíduo com o conjunto de saberes, técnicas e sentimentos aptos para a vida social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FABIO JONAS SOUZA SOARES, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

Graduando de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi. Graduando de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Daiane Pereira Xavier, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

Graduanda de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi.

Nailson Silva Marques de Souza, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

Graduando de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi.

Walisson de Souza Soares, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Graduado em filosofia pela Faculdade Paulo VI - Mogi das Cruzes
  • Graduando em Teologia pela PUC-SP

Poliana Prates de Souza Soares, UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Engenharia Agronômica pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi.

Mestranda em Agronômia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Downloads

Publicado

26/12/2020

Como Citar

SOUZA SOARES, F. J., Xavier, D. P., Marques de Souza, N. S., Soares, W. de S., & de Souza Soares, P. P. (2020). LIMITAÇÕES DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO (Lei nº 13.415/2017). Revista Práxis Pedagógica, 5(6), 34–48. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/4942