A formação inicial de professores do ensino primário
um desafio
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e5491Palavras-chave:
formação inicial, perfil profissional, plano de estudo, práticas pedagógicasResumo
As mudanças actuais operadas no sistema educativo angolano, decorrentes do processo de reforma, colocam novos desafios curriculares e metodológicos o que, por sua vez, torna a formação inicial dos professores do Ensino Primário, uma abordagem actual e pertinente, justificando a realização deste estudo circunscrito na formação inicial de professores da 6ª classe da escola primária N.º BG 2260 Karl Marx do Lobito. Trata-se de um estudo de caso, de nível descritivo, de pendor qualitativo, sem excluir procedimentos quantitativos, com recurso à análise documental, ao inquérito por questionário e por entrevista, secundados por procedimentos de elaboração teórica. O estudo permitiu traçar um quadro descritivo apontando a incompatibilidade da formação inicial relativamente às exigências curriculares do ensino primário, bem como o desajustamento do perfil de formação dos professores que leccionam a 6ª classe.Referências
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