A formação inicial de professores do ensino primário

um desafio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e5491

Palavras-chave:

formação inicial, perfil profissional, plano de estudo, práticas pedagógicas

Resumo

As mudanças actuais operadas no sistema educativo angolano, decorrentes do processo de reforma, colocam novos desafios curriculares e metodológicos o que, por sua vez, torna a formação inicial dos professores do Ensino Primário, uma abordagem actual e pertinente, justificando a realização deste estudo circunscrito na formação inicial de professores da 6ª classe da escola primária N.º BG 2260 Karl Marx do Lobito. Trata-se de um estudo de caso, de nível descritivo, de pendor qualitativo, sem excluir procedimentos quantitativos, com recurso à análise documental, ao inquérito por questionário e por entrevista, secundados por procedimentos de elaboração teórica. O estudo permitiu traçar um quadro descritivo apontando a incompatibilidade da formação inicial relativamente às exigências curriculares do ensino primário, bem como o desajustamento do perfil de formação dos professores que leccionam a 6ª classe.

Biografia do Autor

  • Narciso Jorge Dumbo, Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela da Universidade Katyavala Bwila

    Doutor em Estudos da Criança . Docente do Departamento de Ciências da Educação, Repartição de Pedagogia do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela da Universidade Katyavala Bwila.

  • Maria da Conceição Barbosa Mendes, Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela da Universidade Katyavala Bwila

    Doutora em Administração Escolar. Docente do Departamento de Ciências da Educação, Repartição de Pedagogia do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela da Universidade Katyavala Bwila.

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Publicado

31/12/2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A formação inicial de professores do ensino primário: um desafio. (2024). Revista Práxis Pedagógica, 10, e5491. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e5491