EDUCAÇÃO NO PERÍODO DO IMPÉRIO NO MUNICÍPIO DE ICÓ-CE (1834-1868)

Autores

Palavras-chave:

Educação, Icó-CE, Período Imperial, Professor provincial.

Resumo

Este estudo objetivou (re)constituir aspectos históricos da educação no município de Icó-CE, no período do Império, especificamente entre 1834 e 1868. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de caráter documental, explorando algumas fontes em meio eletrônico, como jornais antigos da Hemeroteca Digital Brasileira, nos quais encontramos algumas informações que foram analisadas e combinadas com alguns referenciais teóricos. Neste estudo constatamos que no município de Icó-CE, no período investigado, o acesso ao ensino primário e secundário restringia-se aos filhos de famílias mais abastadas, geralmente ministrados nas próprias residências dos alunos por professores públicos contratados pela Província. Consideramos que as constatações e reflexões apontadas são importantes para o entendimento do processo de constituição histórica da educação, sobretudo, para a valorização da identidade educacional local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Rogério de Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará-SEDUC.

Sílvia Maria Nóbrega-Therrien, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutora em Sociologia da Educação, pela Universidade de Salamanca, Espanha e Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha. Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Curso de graduação em Medicina, Campus Itaperi, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Downloads

Publicado

26/12/2020

Como Citar

Lima, P. R. de, & Nóbrega-Therrien, S. M. (2020). EDUCAÇÃO NO PERÍODO DO IMPÉRIO NO MUNICÍPIO DE ICÓ-CE (1834-1868). Revista Práxis Pedagógica, 5(6), 143–164. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/5566