FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Irani Alves Nogueira Alves Nogueira do Nascimento INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS - IFTO
  • Cleonice de Oliveira de Oliveira Ramos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS - IFTO
  • André de Oliveira Moura de Oliveira Moura Brasil Professor da Rede Municipal de Educação de Araguaína, Brasil.
  • Kim Nay dos Reis Wanderley dos Reis Wanderley de Arruda Figueredo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS - IFTO.

Palavras-chave:

Formação de Professores. Educação Profissional. Docentes.

Resumo

O presente artigo tem a pretensão de explanar acerca da importância e da necessidade de uma formação inicial e continuada voltada aos professores que atuam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, traçar cronologicamente um percurso legal, bem com apresentar as características do ser docente e expor a possibilidade de sua formação no seu ambiente de trabalho e suas perspectivas e anseios quanto a essa formação. Para o embasamento teórico deste ensaio científico, utilizou-se de documentos legais que abordam sobre a Educação, bem como de abordagens apresentadas por estudiosos como Candau (2001) e Nóvoa (2002; 2009) dentre outros que versam sobre a temática. O estudo identificou um significativo número de documentos legais que versam sobre a temática. A formação é um processo contínuo que precisa se constituir no ambiente de trabalho dos professores que, ao refletirem sobre suas experiências, buscam se qualificar e se preparar e, assim, contribuir para o ensino aprendizado dos alunos, considerando o interesse da comunidade local, sua realidade e suas necessidades, sendo isso um constante desafio. 

 

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Biografia do Autor

Irani Alves Nogueira Alves Nogueira do Nascimento, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS - IFTO

[1] Especialista em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino. Pedagoga / área Orientação Educacional do Campus Araguaína, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO, Brasil. E-mail: irani.nascimento@ifto.edu.br

Cleonice de Oliveira de Oliveira Ramos, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS - IFTO

2 Especialista em Gestão Educacional. Pedagoga / área Orientação Educacional do Campus Araguaína, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO, Brasil. E-mail: cleonice.ramos@ifto.edu.br

André de Oliveira Moura de Oliveira Moura Brasil, Professor da Rede Municipal de Educação de Araguaína, Brasil.

3 Mestrando em ensino de Ciências e matemática, da Universidade Federal do Tocantins-UFT, Professor da Rede Municipal de Educação de Araguaína, Brasil. E-mail: andreombrs@hotmail.com.br

Kim Nay dos Reis Wanderley dos Reis Wanderley de Arruda Figueredo, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS - IFTO.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM, com Pós-Graduação de Especialização em Gestão e Auditoria na Administração Pública pelo Instituto Tocantinense de Pós-Graduação ITOP. Brasil. kim@ifto.edu.br

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Publicado

26/12/2020

Como Citar

Alves Nogueira do Nascimento, I. A. N., de Oliveira Ramos, C. de O., de Oliveira Moura Brasil, A. de O. M., & dos Reis Wanderley de Arruda Figueredo, K. N. dos R. W. (2020). FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Práxis Pedagógica, 5(6), 192–212. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/5760