FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Palavras-chave:
Formação de Professores. Educação Profissional. Docentes.Resumo
O presente artigo tem a pretensão de explanar acerca da importância e da necessidade de uma formação inicial e continuada voltada aos professores que atuam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, traçar cronologicamente um percurso legal, bem com apresentar as características do ser docente e expor a possibilidade de sua formação no seu ambiente de trabalho e suas perspectivas e anseios quanto a essa formação. Para o embasamento teórico deste ensaio científico, utilizou-se de documentos legais que abordam sobre a Educação, bem como de abordagens apresentadas por estudiosos como Candau (2001) e Nóvoa (2002; 2009) dentre outros que versam sobre a temática. O estudo identificou um significativo número de documentos legais que versam sobre a temática. A formação é um processo contínuo que precisa se constituir no ambiente de trabalho dos professores que, ao refletirem sobre suas experiências, buscam se qualificar e se preparar e, assim, contribuir para o ensino aprendizado dos alunos, considerando o interesse da comunidade local, sua realidade e suas necessidades, sendo isso um constante desafio.
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