EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ARGUMENTAÇÃO SOBRE AULAS REMOTAS:

Autores

Palavras-chave:

Celular. Educação Infantil. Interação. Aulas remotas.

Resumo

O presente artigo apresentará e discutirá uma pesquisa que teve como objetivo averiguar, sob a ótica do profissional e pais a interação de crianças entre 4 e 5 anos com aulas remotas em uma instituição de Educação Infantil da rede municipal da cidade de Matupá -MT. Estruturando em consonância com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, as aulas remotas oferecem propostas lúdicas de atividades multimídia e materiais concretos e comtempla os cinco campos das experiências descritas na BNCC ( Base Nacional Comum Curricular)da educação Infantil principalmente em autores como Vygotsky (1998, 2003) – bem como em autores que dão continuidade a essa abordagem – que pressupõe que o ser humano não é só um produto do seu contexto social, mas é também um agente ativo na criação desse contexto. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa de natureza interpretativa. A abordagem adotada na condução desse estudo permitiu investigar o fenômeno com base nas percepções dos indivíduos envolvidos nas atividades. A análise dos dados permitiu observar e entender como os professores se reiventaram na pandenia, aprender novas técnicas da tecnologia que não utilizavam no dia a dia e como a participação dos pais foi essencial. Os resultados contribuíram para a discussão de como a tecnologia do uso do celular, vem sendo incorporada na prática pedagógica dessa etapa possibilitando constatar, pela análise dos dados coletados junto às participantes desse estudo que, na percepção dessas profissionais, existe avanço em termos de aprendizagem, de interação para a promoção da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CLEONILDE SILVA FREDIANI, Unemat

MESTRA  em Ensino de Ciências e matemátics. PARTICIPANTE DO GRUPO DE PESQUISA WARÂ,( Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Etnomatemática - UnematCNPq.

CLAUDIA REGINA COSTA, Unemat

Pedagoga, com pós em ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO .

Referências

Educação. Brasília. Distrito Federal, 1996.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 22 de dezembro de 2017. ______. Constituição Federal de 1988, de 5

. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: DF, vol. 1. Introdução, 1998.

KENSKI, V. M. O papel do professor na sociedade. In: Ensinar a Ensinar. São Paulo, Pioneira, 2001.

. Educação e tecnologias: O Novo Ritmo da Informação. Campinas: Papirus, 2007.

KRAMER, S. MOREIRA, A. F. M. Contemporaneidade, Educação e Tecnologia. In: Revista Educação e Sociedade: Educação Escolar: Os Desafios da Qualidade. Campinas, vol. 28, n. 100 – especial, p. 1037-1057, out. 2007. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1928100.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2011.

MACHADO, N. J. Conhecimento e valor. Coleção Educação em pauta: teoria e tendências. São Paulo: Moderna, 2004.

PRADO, M. E. B. B. Educação a distância via Internet. São Paulo: Avercamp, 2003. REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

SANCHO, J. M. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SIMÕES, C. A.; SIMÕES, A. V.; SILVA-FORSBERG, M. C. A apropriação de tecnologias de informação e Comunicação como estratégia pedagógica para o Ensino de ciências.Disponível em:<http://colombiadigital.net/newcd/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid =1032&Itemid=>. Acesso em: 25 jan. 2011.

VERASZTO, E. V.; SILVA, D.; MIRANDA, N. A.; SIMON, F. O. Tecnologia: Buscando uma definição para o conceito. Prisma.com, nº 7, 2008. Disponível em:

<http://prisma.cetac.up.pt/60_Tecnologia_Buscando_uma_definicao_para_o_conceito_Estefa no_Veraszto_et_al.pdf>. Acesso em: 04 mar. 2011.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda., 1998.

Downloads

Publicado

10/06/2021

Como Citar

FREDIANI, C. S., & COSTA, C. R. (2021). EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ARGUMENTAÇÃO SOBRE AULAS REMOTAS:. Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 396–418. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/6041