LUDICIDADE

UMA POSSIBILIDADE DE PRÁTICA PEDAGÓGICA NO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA MUNICIPAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v7n8e7037

Palavras-chave:

educação, ferramenta metodológica, importância

Resumo

Vários estudos vêm sendo feitos em relação a infância, surgindo novas concepções relacionadas ao crescimento e progresso da criança, essencialmente a maneira como ela constrói seu conhecimento. É nesse âmbito que a ludicidade se inclui tendo como objetivo a promoção espontânea, atividades de caráter didático- pedagógico que proporcionam a criança o desenvolvimento em amplos sentidos. Esse artigo tem como objetivo pesquisar sobre o uso da ludicidade como recurso pedagógico para a aprendizagem no ensino fundamental. A pesquisa de campo foi realizada com professores do fundamental I, essencialmente do 1° ao 3° ano do ensino fundamental, que compõem o primeiro ciclo do ensino fundamental, foram feitas revisões bibliográficas de artigos científicos, livros e dados publicados, para corroborar com esta pesquisa. A ludicidade tem sido vista de forma positiva, como um importante estímulo no desenvolvimento da criança em todas as suas capacidades, através de incentivo e direcionamento, a ludicidade torna-se uma ferramenta poderosa para ajudar, auxiliar e facilitar o desenvolvimento das competências, habilidades motoras, e fixação da aprendizagem das crianças. Notou-se que as professoras sabem da importância do uso de atividades lúdicas, no entanto no dia a dia da sala de aula ainda utilizam pouco essa prática, retificam sua importância, mas muitas vezes acabam se prendendo a atividades repetitivas e exercícios monótonos, isso acaba prejudicando o processo ensino aprendizagem, porque através das atividades lúdicas as crianças tem uma aprendizagem mais rápida e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid da Mota Araújo Lima, Prefeitura Municipal de Belo Jardim – PE

Bacharela em Administração pela Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, Licenciada em
Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi. Licenciada em História pelo Centro
Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi. Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Belo Jardim, Belo
Jardim, Pernambuco, Brasil.

Xênia da Mota Araújo Lima, Prefeitura Municipal de Belo Jardim – PE

Licenciada em Biologia pela Autarquia Educacional do Belo Jardim – AEB, Licenciada em Pedagogia pelo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi. Licenciada em Letras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi. Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Belo Jardim, Belo Jardim, Pernambuco,
Brasil.

Referências

ALMEIDA, A. Ludicidade como instrumento pedagógico. Cooperativa do Fitness, Belo Horizonte, jan. 2009. Seção Publicação de Trabalhos. Disponível em Acesso em 01 out. de 2018.

FEIJÓ, O. G. Corpo e Movimento: Uma Psicologia para o Esporte. Rio de Janeiro: ed. Shape, 1992.

GÓMEZ, A. I. P. A aprendizagem escolar: da didática operatória à reconstrução da cultura na sala de aula. In: SACRISTÁN, J. G.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

IAVORSKI, J.; VENDITTI JUNIOR, R. A ludicidade no desenvolvimento e aprendizado da criança na escola: reflexões sobre a Educação Física, jogo e inteligências múltiplas. Efdeportes.com, Buenos Aires, abr. 2008. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd119/a-ludicidade-no-desenvolvimento-e-aprendizado-da- crianca-na-escola.htm>. Acesso em: 02 set. 2018.

GONZALEZ REY, F. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo Thomson, 2002.

PATURY, F. M.; CARDOSO, M. C. Ludicidade na Formação Profissional do Professor: Um Olhar Atentivo. Anais da Semana de Pedagogia da UESB: Memórias de um percurso formativo, 2012. Disponível em:< http://www.uesb.br/eventos/semanapedagogia/?pagina=trabalhos-aprovados> Acesso em: 08 jul. 2018.

SANTOS, S. M. P. dos. (Org.). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. 1989.

Downloads

Publicado

07/10/2022

Como Citar

Lima, I. da M. A., & Lima, X. da M. A. (2022). LUDICIDADE: UMA POSSIBILIDADE DE PRÁTICA PEDAGÓGICA NO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA MUNICIPAL. Revista Práxis Pedagógica, 7(8), 101–112. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v7n8e7037