LUDICIDADE
UMA POSSIBILIDADE DE PRÁTICA PEDAGÓGICA NO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA MUNICIPAL
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v7n8e7037Palavras-chave:
educação, ferramenta metodológica, importânciaResumo
Vários estudos vêm sendo feitos em relação a infância, surgindo novas concepções relacionadas ao crescimento e progresso da criança, essencialmente a maneira como ela constrói seu conhecimento. É nesse âmbito que a ludicidade se inclui tendo como objetivo a promoção espontânea, atividades de caráter didático- pedagógico que proporcionam a criança o desenvolvimento em amplos sentidos. Esse artigo tem como objetivo pesquisar sobre o uso da ludicidade como recurso pedagógico para a aprendizagem no ensino fundamental. A pesquisa de campo foi realizada com professores do fundamental I, essencialmente do 1° ao 3° ano do ensino fundamental, que compõem o primeiro ciclo do ensino fundamental, foram feitas revisões bibliográficas de artigos científicos, livros e dados publicados, para corroborar com esta pesquisa. A ludicidade tem sido vista de forma positiva, como um importante estímulo no desenvolvimento da criança em todas as suas capacidades, através de incentivo e direcionamento, a ludicidade torna-se uma ferramenta poderosa para ajudar, auxiliar e facilitar o desenvolvimento das competências, habilidades motoras, e fixação da aprendizagem das crianças. Notou-se que as professoras sabem da importância do uso de atividades lúdicas, no entanto no dia a dia da sala de aula ainda utilizam pouco essa prática, retificam sua importância, mas muitas vezes acabam se prendendo a atividades repetitivas e exercícios monótonos, isso acaba prejudicando o processo ensino aprendizagem, porque através das atividades lúdicas as crianças tem uma aprendizagem mais rápida e eficaz.
Referências
ALMEIDA, A. Ludicidade como instrumento pedagógico. Cooperativa do Fitness, Belo Horizonte, jan. 2009. Seção Publicação de Trabalhos. Disponível em Acesso em 01 out. de 2018.
FEIJÓ, O. G. Corpo e Movimento: Uma Psicologia para o Esporte. Rio de Janeiro: ed. Shape, 1992.
GÓMEZ, A. I. P. A aprendizagem escolar: da didática operatória à reconstrução da cultura na sala de aula. In: SACRISTÁN, J. G.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
IAVORSKI, J.; VENDITTI JUNIOR, R. A ludicidade no desenvolvimento e aprendizado da criança na escola: reflexões sobre a Educação Física, jogo e inteligências múltiplas. Efdeportes.com, Buenos Aires, abr. 2008. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd119/a-ludicidade-no-desenvolvimento-e-aprendizado-da- crianca-na-escola.htm>. Acesso em: 02 set. 2018.
GONZALEZ REY, F. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo Thomson, 2002.
PATURY, F. M.; CARDOSO, M. C. Ludicidade na Formação Profissional do Professor: Um Olhar Atentivo. Anais da Semana de Pedagogia da UESB: Memórias de um percurso formativo, 2012. Disponível em:< http://www.uesb.br/eventos/semanapedagogia/?pagina=trabalhos-aprovados> Acesso em: 08 jul. 2018.
SANTOS, S. M. P. dos. (Org.). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.