O ESTÁGIO DOCENTE EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v7n8e7038

Palavras-chave:

docência, estágio supervisionado, ensino remoto, pandemia

Resumo

Neste texto é apresentada a experiência de estágio supervisionado docente de licenciatura em Física, durante o período de ensino remoto imposto pela pandemia de Covid-19. Trata-se de um relato reflexivo sobre o desenvolvimento das atividades desse tempo de aprendizado, a partir de relatório apresentado ao término do período de docência, ocorrido num Instituto Federal de Educação, numa turma de ensino médio integrado. Ampara-se teoricamente na perspectiva da formação de professores reflexivos, e no entendimento da prática pedagógica sob forma de estágio supervisionado como oportunidade de construção de saberes experienciais. Integra-se à narrativa as dificuldades e desafios inerentes ao período adverso da pandemia, com o desenvolvimento das Atividades Pedagógicas Não Presenciais. Apresenta-se densa descrição do desenrolar da experiência de estágio remoto, com reflexões e questionamentos do processo. Por fim, questionase sobre a falta de preparo dos docentes para o ensino de forma virtual, e o aumento considerável da jornada de trabalho.

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Biografia do Autor

Deiviti Gustavo Moreira de Candia, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL). Mestrando em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e membro do Grupo de pesquisa: Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar (CIEFI). Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Cristiano da Silva Buss, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Pelotas – Visconde da Graça

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela UFPel. Mestre em Educação pela Ufpel. Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor de Física II, História da Física, Metodologia do Ensino de Física II, Física Experimental I e II, Práticas Pedagogicas e Estágios Supervisionados na Licenciatura em Física do CaVG/IFSul. Professor e pesquisador do PPGCITED/CaVG/IFsul. Membro do Grupo de Estudos Avançados em Pesquisa e Ensino de Ciências (GEAPEC). Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Angelita Hentges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Pelotas – Visconde da Graça

Lienciada em Pedagogia pela Unicruz. Mestre em Educaçao pela UPF e doutora em Educacao pela UFPel. Professora de Fundamentos da Educaçao, Práticas Pedagogicas e Estágios Supervisionados nas Licenciaturas em Ciências Biológicas, Fisica e Quimica do CaVG/IFSul. Professora e pesquisadora do PPGCITED/CaVG/IFsul. Vice-lider do Grupo de Pesquisa em Cultura, Imaginario e Educação (GPCIE). Coordenadora do curso de Formação Pedagógica EAD/UAB/IFSul. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

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Publicado

07/10/2022

Como Citar

Candia, D. G. M. de, Buss, C. da S., & Hentges, A. (2022). O ESTÁGIO DOCENTE EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO. Revista Práxis Pedagógica, 7(8), 113–130. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v7n8e7038