A LEITURA E A ESCRITA COMO FORMAS DE MANIFESTAÇÕES DA SOCIABILIDADE DO INDIVÍDUO

Autores

Palavras-chave:

Escrita, Leitura, Família, Professor, Sociabilidade

Resumo

Os seres humanos são seres sociáveis e os envolvimentos sociais são expressos das mais diversas formas: conversando, trabalhando, frequentando religiões, discutindo e – talvez até principalmente - lendo e escrevendo. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo identificar como o indivíduo expressa sua sociabilidade através da leitura e da escrita, além de refletir sobre questões pertinentes à leitura e à escrita em relação a sua importância na formação e na autonomia do aluno e de elementos importantes para seu incentivo, dentre elas a escola, o professor e a família. Para isso, partimos da hipótese de que a leitura e a escrita são formas plurais e reais de manifestação e envolvimento social. Para realização da pesquisa usou-se o método qualitativo e bibliográfico a qual bebemos na fonte de Piaget (1975), Goulart (2002), Antunes (2003) e outros autores que serviram de base teórica para este artigo. Por fim constatamos que tanto a escrita quanto a leitura são ferramentas essenciais na formação do sujeito e que elas precisam estar presentes na vida do estudante desde a primeira infância. Para mais, confirmamos a hipótese de que a leitura e escrita são formas de manifestação e envolvimento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Queiroz da Cruz, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus de Humaitá. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa pela Faculdade Venda Nova dos Imigrantes, no Estado do Espírito Santo. Graduado em Letras - Português pela Faculdade Metropolitana de Rondônia. Graduado em Física pelo Centro Universitário Venda Nova dos Imigrantes, no Estado de São Paulo. Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade IBRA de Brasília. Editor-chefe na Literária Editora. Professor efetivo da Secretaria Estadual de Educação e Desporto do Estado do Amazonas.

Valmir Flôres Pinto, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1990), Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Doutor em Estudos em Ensino Superior pela Universidade de Aveiro (2014), com revalidação em Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (PPGE). Professor  da Universidade Federal do Amazonas, Campus Humaitá, atuando no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) e no Curso de Pedagogia.

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. 8ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC- SEF, 1998.

CARDOSO, Giane Carrera. PELOZO, Rita de Cássia Borguetti. A importância da leitura na formação do indivíduo. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas de Garça. São Paulo: Volume 09, Editora FAEF, Ano V, Janeiro de 2007.

DUTRA, Vânia Lúcia Rodrigues. Abordagem funcional da gramática na Escola Básica. Anais do VII Congresso Internacional da Abralin. Curitiba, 2011.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Nova Fronteira, 1988.

FERREIRO, Emília, TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Medicas, 1999.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.

GAGLIARI, Carlos Luiz. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2003.

GOULART, Cecília. Palavra e gênero em práticas alfabetizadoras. Revista Intercâmbio. São Paulo: Volume 12, p. 165- 173, 2002.

KLEIMAN, Ângela Bustos. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 14ª ed. São Paulo: Pontes, 1999.

PIAGET, Jean. A Psicologia. Lisboa: Livraria Bertrand, 1975.

WAGNER, Bruna et al. A leitura como instrumento social de formação e transformação do indivíduo cidadão – um estudo sobre hábitos de leitura no Amazonas. In: MASCARENHAS, Suely Aparecida do Nascimento. ARAÚJO, Jordeanes Nascimento. Desafios para o exercício da cidadania, qualidade de vida e inclusão socioeconômica na Amazônia. São Paulo: Loyola, 2017.

Downloads

Publicado

15/04/2023

Como Citar

Queiroz da Cruz, G., & Flôres Pinto, V. (2023). A LEITURA E A ESCRITA COMO FORMAS DE MANIFESTAÇÕES DA SOCIABILIDADE DO INDIVÍDUO. Revista Práxis Pedagógica, 8(9), 1–12. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7102