CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO DISCURSO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LEITURA DE GÊNEROS VISUAIS

Autores

Palavras-chave:

Gêneros visuais, Estudos do Discurso, Leitura

Resumo

Constituir um paradigma discursivo que subsidie possíveis práticas pedagógicas de leitura de gêneros visuais é o objetivo do presente estudo. Localizado na perspectiva da Linguística Aplicada, buscou-se elencar e sistematizar as contribuições dos estudos do discurso no Brasil para a organização de uma proposta teórico-metodológica que ampare docentes na tarefa detornar didático o trabalho com textos de materialidades imagéticas, em uma postura discursivamente orientada. Para tanto, baseou-se nas teorias do discurso, focalizando o processo sistematizado de leitura das diferentes formas de textualização, como as obras de arte. Por fim, buscou demonstrar a aplicabilidade e pertinência da perspectiva que se assume neste estudo na reconstrução de uma modelização de leitura de obras da arte de Cândido Portinari proposta pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, em ambiente virtual. Como resultado, infere-se que é necessário entender os processos de leitura como procedimentos referentes a uma infinidade de manifestações de linguagem, sobretudo, em tempos de possibilidade de acesso a diferentes mídias seja para a formação de professores e professoras, seja para o trabalho com as diferentes formas de produção de sentidos em circulação pelas esferas de atuação humana. Por isso, o trabalho pedagógico deve propiciar ao aluno/aluna condições para a interação, interpretação e fruição de/com essas diferentes materialidades que circulam na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Campos, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Letras/Área de Concentração: Estudos Linguísticos. Docente do Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Letras da Universidade Federal de Rondônia.

Maraisa Daiana da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Mestra em Letras/ Área de Concentração: Estudos Linguísticos. Docente do Centro Universitário Cidade Verde e Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE/CAPES/UEM) pela Universidade Estadual de Maringá. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM (GEDUEM). 

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira. O verbal e O não-verbal, São Paulo: Editora da UNESP, 2004.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes. Linguística Aplicada: ensino de línguas e comunicação. Campinas-SP: Fontes, 2005.

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. 1. ed. 11. impr. São Paulo: Parábola, 2003

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In.: Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira, 2. ed. Martins Fontes: São Paulo, 1997, p. 278-326.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidente da República, 1996.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, Brasília: MEC/SEF 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

CAMPOS, Jefferson Gustavo dos Santos. A imagem em discurso digital: heterotopia dos regimes de ver e de dizer a arte no espaço digital. 1. ed. Curitiba: Editorial Casa, 2021.

CAVALCANTI, Marilda C. A propósito de Linguística Aplicada. Trabalhos em Linguística Aplicada, n. 07, p. 05-12. jan./jun. 1986.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo:

Editora da UNESP, 1999.

COITO, Roselene de Fátima. O conceito de leitura: da polissemia epistêmica. Linguasagem, n. 10, s/p., set/out, 2009. Disponível em:

http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicaol()|aláigosoconceitodeleitura.php. Acesso em: 23 set. 2022.

CORACINI, Maria José. Leitura: decodificação, processo discursivo...: In: CORACINI, Maria José. O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. Campinas: Pontes 1995, p. 13-20. (Coleção Linguagem-ensino).

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das Ciências Humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

LAGAZZI, Suzy. A sala de aula e o alhures: circulando pela linguagem entre práticas e teorias. Revista Letras, n, 27, p. 67-71, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11899/7321. Acesso em: 12 mar. 2021.

LAGAZZI, Suzy. O recorte significante na memória. 2007. Disponível em:

https://www.academia.edu/25271004/O_recorte_significante_na_memória. Acesso em: 12 mar. 2021.

LAPLANTINE, Françoise; TRINDADE, Liana. O que é imaginário. São Paulo: Brasiliense, 1997.

ORLANDI, Eni P. Discurso e leitura. 3. ed. Campinas, SP: Pontes, 1996.

RODRIGUES, Rosângela Hammes. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de 111. In.: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, 'métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005, p. 152-183.

ROJO, Roxane. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In.: MEURER, J. L; BONINI, A; MOTTA-ROTH, D. (orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005, p. 184-207

SABÓIA, E.; REIS, I.; AVELLAR, S. Proposta pedagógica. In.: Boletim 23: Edição Especial: Portinari e as cores do Brasil. Rio de Janeiro: SEED-MEC/TV Escola, 2007. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/155744Portinari.pdf. Acesso em: 6 abr. 2009.

TASSO, Ismara Eliane Vidal de Souza. Um paradigma imagético para a produção textual. Máthesis, v. 1, n. 1, p. 71-87, jan./jun. 2000.

TASSO, Ismara Eliane Vidal de Souza. As múltiplas faces da iconografia na prática de leitura escolar. 247f. 2003. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) — Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara. 2003.

TASSO, Ismara. Linguagem não-verbal e produção de sentidos no cotidiano escolar, In.: SANTOS, A. R. dos; RITTER, L. B. (Org.). Concepções de linguagem e o ensino de línglla portuguesa: formação de professores EAD. n. 18, Maringá: EDUEM, 2005, p. 131-173.

TASSO, Ismara. Relatório final do projeto institucional “Práticas indenitárias: discurso, sentido e mídia” Maringá/Curitiba: UEM/Fundação Araucária, 2010.

ZANINI, Marilurdes. Uma visão panorâmica da teoria e da prática de ensino de língua materna. Acta Scientiarum: Language and Culture, v. 21, n. 1, p. 79-88, 1999. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/4189/2854. Acesso em: 09 jan. 2023.

Downloads

Publicado

16/04/2023

Como Citar

Campos, J., & Silva, M. D. da. (2023). CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO DISCURSO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LEITURA DE GÊNEROS VISUAIS. Revista Práxis Pedagógica, 8(9), 13–30. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7172