Intervenção da Residência Pedagógica no Ensino Fundamental I

práticas ativas e dinamizadoras

Autores

Palavras-chave:

metodologias ativas, ensino-aprendizagem, programa residência pedagógica

Resumo

A utilização de metodologias ativas em sala de aula se faz cada vez mais necessária, pois ocorrem mudanças constantes no contexto educacional e em todas as outras instituições sociais. Com isso, novos métodos que se adequem a realidade escolar precisam ser explorados, objetivando maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos. Esse trabalho teve o objetivo de descrever as experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica nas aulas de Geografia e História no Ensino Fundamental I, a partir da utilização de metodologias ativas e dinamizadoras.  O método de pesquisa teve uma etapa bibliográfica, com abordagem qualitativa e descritiva através de observação, anotações em diário de campo e registros fotográficos. Foi possível constatar que o uso de metodologias ativas contribuiu para o desenvolvimento educacional e social dos alunos, indo muito além dos componentes curriculares. Foi trabalhada a coletividade, diálogo, motivação, pensamento crítico e desenvolvimento socioemocional.

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Biografia do Autor

Kélvina Teodosio Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Residente do Programa Residência Pedagógica na mesma instituição.

Cecilia Rosa Lacerda, Universidade Estadual do Ceará

Possui Pós doutorado em Formação de Formadores- PUC SP. É Doutora e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuando na graduação das licenciaturas da Instituição e no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE). Coordenadora adjunta do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE ( 2017- atual). Gestão dos processos educacionais do PIBID UECE.( 2014-2018). Coordenadora Geral do Parfor- Programa de Formação de Professores da Educação Básica (2018-atual). Coordenadora do grupo de estudo sobre docência universitária na FECLESC UECE. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores.-GEPEFE/CE e do Grupo de Estudos PERFORMA. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, docência universitária, Projeto político pedagógico, currículo, didática, autonomia e saberes docentes.

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Publicado

29/12/2023

Como Citar

Oliveira, K. T., & Lacerda, C. R. (2023). Intervenção da Residência Pedagógica no Ensino Fundamental I: práticas ativas e dinamizadoras. Revista Práxis Pedagógica, 9, 270–283. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7670

Edição

Seção

Artigos