Intervenção da Residência Pedagógica no Ensino Fundamental I

práticas ativas e dinamizadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2023v9e7670

Palavras-chave:

metodologias ativas, ensino-aprendizagem, programa residência pedagógica

Resumo

A utilização de metodologias ativas em sala de aula se faz cada vez mais necessária, pois ocorrem mudanças constantes no contexto educacional e em todas as outras instituições sociais. Com isso, novos métodos que se adequem a realidade escolar precisam ser explorados, objetivando maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos. Esse trabalho teve o objetivo de descrever as experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica nas aulas de Geografia e História no Ensino Fundamental I, a partir da utilização de metodologias ativas e dinamizadoras.  O método de pesquisa teve uma etapa bibliográfica, com abordagem qualitativa e descritiva através de observação, anotações em diário de campo e registros fotográficos. Foi possível constatar que o uso de metodologias ativas contribuiu para o desenvolvimento educacional e social dos alunos, indo muito além dos componentes curriculares. Foi trabalhada a coletividade, diálogo, motivação, pensamento crítico e desenvolvimento socioemocional.

Biografia do Autor

  • Kélvina Teodosio Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Residente do Programa Residência Pedagógica na mesma instituição.

  • Cecilia Rosa Lacerda, Universidade Estadual do Ceará

    Possui Pós doutorado em Formação de Formadores- PUC SP. É Doutora e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuando na graduação das licenciaturas da Instituição e no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE). Coordenadora adjunta do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE ( 2017- atual). Gestão dos processos educacionais do PIBID UECE.( 2014-2018). Coordenadora Geral do Parfor- Programa de Formação de Professores da Educação Básica (2018-atual). Coordenadora do grupo de estudo sobre docência universitária na FECLESC UECE. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores.-GEPEFE/CE e do Grupo de Estudos PERFORMA. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, docência universitária, Projeto político pedagógico, currículo, didática, autonomia e saberes docentes.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 maio 2022.

BRUNO NETO, Giuseppe. Uma breve visão sobre a afetividade nas teorias de wallon, vygotsky e piaget. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.

DIESEL, Aline; SANTOS BALDEZ, Alda Leila; NEUMANN Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Lajeado, v.14, n. 1, p. 268-288, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404. Acesso em: 25 maio 2023.

MITTITIER, Juliana; LOURENÇON, Bárbara. Interdisciplinaridade na BNCC: quais perspectivas? In: VI SEMATED- Semana de Matemática e Educação: Tendências em Educação Matemática, Araraquara, v. 4, n. 06, 2017. Disponível em: https://arq.ifsp.edu.br/eventos/files/pdfs/SEMATED_2017_T6.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.

MORAN, Jose M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. v. 2. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=Mudando+a+educa%C3%A7%C3%A3o+com+metodologias+ativas&btnG=#d=gs_qabs&t=1685059216064&u=%23p%3DQrtSaqC8aB4J. Acesso em: 25 maio 2023.

TATAGIBA, Maria Carmem; FILÁRTIGA, Virgínia. Vivendo e Aprendendo com grupos: Uma metodologia construtivista de dinâmica de grupo. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

Downloads

Publicado

29/12/2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Intervenção da Residência Pedagógica no Ensino Fundamental I: práticas ativas e dinamizadoras. (2023). Revista Práxis Pedagógica, 9, 270-283. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2023v9e7670