Remando por entre Rios e Saberes
a prática do currículo inclusivo das águas na Escola Ribeirinha em Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó-PA
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8269Palavras-chave:
currículo, escola ribeirinha, educação das águasResumo
Este trabalho instiga uma análise sobre a prática de um currículo inclusivo das águas na Ilha do Marajó. Apresenta-se de modo crítico, libertador, humanizador, holístico e de saberes promovendo uma educação águas, que valoriza a diferença identitária e cultural dos sujeitos ribeirinhos. Nessa perspectiva, problematiza-se como se dá a prática de um currículo inclusivo das águas, na escola ribeirinha marajoara em Ponta de Pedras, no Marajó? Partindo deste pressuposto, o objetivo é analisar os desafios e perspectivas de um currículo das águas no contexto educacional ribeirinho marajoara. Trata-se de um trabalho com discussões teóricas com autores como Gimeno Sacristán (1995), Freire (1987), Pires (2017), e um estudo de caso, com abordagem qualitativa para abordar as seguintes áreas de estudo: Currículo, Saberes e Educação das águas. Para dar base as entrevistas semiestruturadas que foram utilizadas na coleta de dados. Como resultados, observa-se que os saberes dos sujeitos das águas na relação com o currículo da escola ribeirinha mantem uma relação visibilidade, visto que os professores da comunidade Marajó-Açu inserem suas culturas e saberes através das práticas pedagógicas, mesmo com um currículo ainda fechado e urbanocêntrico. Por conseguinte, a importância do saber das águas no currículo ribeirinho advém de uma formulação que implica todas essas dimensões educacionais.
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