Remando por entre Rios e Saberes

a prática do currículo inclusivo das águas na Escola Ribeirinha em Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8269

Palavras-chave:

currículo, escola ribeirinha, educação das águas

Resumo

Este trabalho instiga uma análise sobre a prática de um currículo inclusivo das águas na Ilha do Marajó. Apresenta-se de modo crítico, libertador, humanizador, holístico e de saberes promovendo uma educação águas, que valoriza a diferença identitária e cultural dos sujeitos ribeirinhos. Nessa perspectiva, problematiza-se como se dá a prática de um currículo inclusivo das águas, na escola ribeirinha marajoara em Ponta de Pedras, no Marajó? Partindo deste pressuposto, o objetivo é analisar os desafios e perspectivas de um currículo das águas no contexto educacional ribeirinho marajoara. Trata-se de um trabalho com discussões teóricas com autores como Gimeno Sacristán (1995), Freire (1987), Pires (2017), e um estudo de caso, com abordagem qualitativa para abordar as seguintes áreas de estudo: Currículo, Saberes e Educação das águas. Para dar base as entrevistas semiestruturadas que foram utilizadas na coleta de dados. Como resultados, observa-se que os saberes dos sujeitos das águas na relação com o currículo da escola ribeirinha mantem uma relação visibilidade, visto que os professores da comunidade Marajó-Açu inserem suas culturas e saberes através das práticas pedagógicas, mesmo com um currículo ainda fechado e urbanocêntrico. Por conseguinte, a importância do saber das águas no currículo ribeirinho advém de uma formulação que implica todas essas dimensões educacionais.

Biografia do Autor

  • Letícia dos Santos Furtado, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

    Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestra em Educação e Cultura no Programa de Pós-graduação PPGEDUC/UFPA. Professora Efetiva na Secretaria Municipal de Educação em Igarapé-Miri, Pará. 

  • Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Pós-Doutora em Educação na Universidade do Estado do Pará. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação. Coordenadora do núcleo de Acessibilidade e do Grupo de Estudos Surdos na Amazônia tocantina (GESAT) da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Cametá. 

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Livraria da Física, 2010.

ARAÚJO, Sônia Maria da Silva. Cultura e escola-de-fazenda na ilha de Marajó: um estudo em Raymond Williams. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2010.

BARROS, Oscar Ferreira. Políticas públicas em educação ribeirinha na Amazônia: a contribuição das diretrizes operacionais para a educação do campo no Pará. Texto submetido ao XVIII EPENN-2007, no Grupo de Trabalho de Políticas Educacional.

BRASIL. Assembleia Nacional Constituinte. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete (orgs.). Educação do campo: identidade e políticas públicas – Caderno 4. Brasília: Articulação Nacional “Por uma Educação do Campo”, 2002. p. 18-25.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

FURTADO, Letícia dos Santos. Currículo e Cultura na Educação do Campo ribeirinho de Ponta de Pedras na Ilha de Marajó-PA. 2019. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Federal do Pará, Campus do Tocantins/Cametá, 2019.

GIMENO SACRISTÁN, José. Currículo e diversidade cultural. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; MOREIRA, Antonio Flávio (orgs.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 82-113

HAGE, Salomão Mufarrej. Trabalho, natureza e cultura como referências para a construção da escola pública do campo na Amazônia. Revista NERA, v.18, n. 14, 2011.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPUD, 1986.

MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tadeu Tomaz. Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais de alfabetizandos amazônidas. Belém: CCSE-UEPA, 2003.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Experiências de Educação do Campo na Amazônia Paraense. Belém: EDUFPA, 2008.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; FRANÇA, Maria do Perpétuo Socorro Avelino de; SANTOS, Tânia Regina Lobato dos (orgs.). Educação em classes multisseriadas na Amazônia: singularidade, diversidade e heterogeneidade. v. 2. Belém: EDUEPA, 2011.

OLIVEIRA, José Sávio Bicho. Os ribeirinhos da Amazônia: das práticas em curso à educação escolar. Revista de Ciências da Educação, Americana, ano XVII, n. 32, p. 73-95, jan./jun. 2015.

PEREIRA, Edir Dias. O campo ribeirinho: educação escolar e território na Amazônia. In: HAGE, Salomão M. (org.). Povos ribeirinhos da Amazônia: educação e pesquisa em diálogo. Curitiba: CRV, 2017. p. 31-51.

PINHEIRO, Maria do Socorro Dias. Currículo e seus significados para os sujeitos de uma escola ribeirinha multisseriada de Cametá – Pará. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2009.

PIRES, Esmeraldo Tavares. Para uma pedagogia cultural da tradição: práticas de professores ribeirinhos na Ilha do Marajó. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas em sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 159-177.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2013.

WALSH, Catherine. Interculturalidade, estado, sociedade: lutas (de) coloniais de nossa época. Quito: Universidade Andina Simon Bolivar/Edições Abya-Yala, 2009.

Downloads

Publicado

05/06/2025

Edição

Seção

Dossiê Temático"Currículo, Culturas e Conhecimentos: articulando os saberes nas Amazônias"

Como Citar

Remando por entre Rios e Saberes: a prática do currículo inclusivo das águas na Escola Ribeirinha em Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó-PA. (2025). Revista Práxis Pedagógica, 11, e8269. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8269