Formação em geografia

o papel do estágio supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8278

Palavras-chave:

prática docente, ensino de geografia, parceria, universidade, escola

Resumo

O estágio supervisionado é fundamental na formação inicial dos professores de Geografia, promovendo uma integração essencial entre universidade e escola. Este artigo apresenta uma discussão teórica construída por meio da metodologia bibliográfica, com contribuições de vários autores sobre a temática, que destacam o papel crucial do estágio na construção da identidade docente e no desenvolvimento de habilidades práticas. As reflexões enfatizam como o estágio permite aos futuros educadores vivenciar a realidade escolar, integrar teoria e prática, e adotar uma postura crítica em relação ao ensino. A parceria entre universidades e escolas é vital para oferecer um ambiente enriquecedor de aprendizado, facilitando a aplicação dos conhecimentos acadêmicos na prática e aprimorando a qualidade do ensino. Assim, o estágio supervisionado não é apenas um requisito curricular, mas um componente essencial para uma formação docente significativa e transformadora.

Biografia do Autor

  • Ana Gláucia Seccatto, Universidade Federal da Grande Dourados

    Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados. Especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva e Didática e Metodologia do Ensino de Geografia. Professora na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

27/12/2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Formação em geografia: o papel do estágio supervisionado. (2024). Revista Práxis Pedagógica, 10, e8278. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8278