A desescolarização e o sistema educacional tradicional
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8281Palavras-chave:
aprendizagem, desigualdades educacionais, educação personalizadaResumo
Este artigo teve como objetivo analisar a desescolarização, discutindo possibilidades de aprimoramento do sistema educacional tradicional. A metodologia adotada fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, de cunho reflexivo, com foco na reflexão teórica acerca do conceito de desescolarização. Como resultados, o estudo apresentou aspectos importantes da desescolarização, a saber: autonomia dos alunos e a personalização do aprendizado, respeitando interesses e ritmos. Entre os aspectos preocupantes, destaca-se a exacerbação das desigualdades existentes. O estudo conclui que a análise da desescolarização como uma alternativa ao sistema educacional tradicional apresenta possibilidades para aprimorar a educação, especialmente em um contexto pós-pandemia.
Referências
BICALHO, Rute Nogueira de Morais; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos de; SALVADOR, César Coll. O movimento da desescolarização: reflexões da psicologia no cenário da pandemia. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 3, p. 16571-16589, 2022. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44867. Acesso em: 23 nov. 2024.
CHAMUSCA, Caroline Montezi de Castro; GONÇALVES, Teresa N. R. Paradoxos e tensões na construção do espaço público da educação: alternativas educativas de escolha parental e desescolarização nos coletivos parentais do Rio de Janeiro. Práxis Educativa, v. 15, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14817. Acesso em: 23 nov. 2024.
CORDEIRO, Elisa N.; KONDO, Rosana H. Desescolarização e leiturização: uma proposta de leitura para ensino de português para falantes de outras línguas. Revista X, v. 12, n. 2, dez. 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/51247. Acesso em: 23 nov. 2024.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
HOLT, John; FARENGA Patrick. Teach Your Own: The John Holt Book of Homeschooling. Boston: Da Capo Press, 2004.
ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Petrópolis: Vozes, 1985.
KLINKO, Janaina. Desescolarização e abandono do mundo: um estudo sobre argumentos antiescola e seus pressupostos. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
MINAYO, Maria Cecília de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2001.
PACHIONI, Miguel S. A desescolarização da sociedade para a construção do conhecimento. Ação midiática: Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 2, n. 2, p. 1-8, 2012.
PORTUGAL, Clarissa P.; ALMEIDA, Inês Maria M. Z. P. de. Estudo de caso sobre um processo de desescolarização marcado pelo fracasso entre escola e família. Práxis Educativa, v. 15, p. 1–15, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14788. Acesso em 24 nov. 2024.
POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia Editorial, 1999.
REICH, Rob. The Civic Perils of Homeschooling. Educational Leadership, v. 59, n. 7, p. 56-59. 2002.
SEABRA, Teresa. Desigualdades escolares e desigualdades sociais. Sociologia, Problemas e Práticas, v. 59, p. 75-106, jan. 2009. Disponível em: https://sociologiapp.iscte-iul.pt/pdfs/10120/10123.pdf. Acesso em 24 nov. 2024.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VASCONCELOS, Maria Ceci C. Educação na casa: perspectivas de desescolarização ou liberdade de escolha? Pro-Posições, v. 28, n. 2, p. 122–140, maio 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0172. Acesso em 24 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.