A invenção das mulheres

propriedade intelectual, brecha de gênero e efeito Matilda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8284

Palavras-chave:

gênero, patentes no Brasil, produção intelectual, UFCG

Resumo

O artigo busca contribuir para a compreensão da participação das mulheres em atividades de patenteamento no Brasil, a partir dos dados de produção intelectual das pesquisadoras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A escolha desta universidade se deve ao esforço de realização de uma radiografia das condições de gênero nesta instituição e pela mesma liderar rankings nacionais de patentes. Pesquisas recentes, como Costa (2015) e Silva (2020), indicam haver graves problemas de desigualdade de gênero no campo da propriedade intelectual no Brasil, nos países latino-americanos e no mundo. Na UFCG, por outro lado, encontramos dados de registros de patentes que indicam uma relevante participação das mulheres. Através do recolhimento e análise destes dados, propomo-nos a produzir indicadores de gênero relacionados à produção científica e ainda, compreender como estes dados corroboram para compreensão das condições de desigualdades de gênero na produção de ciência no Brasil.

Biografia do Autor

  • Kássia Mota de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

    Historiadora, Mestra e Doutora em Educação. Atualmente realiza estudos de pós-doutoramento na Universidad Nacional Autônoma do México – UNAM, no Centro de Investigaciones e Estudios de Género - CIEG.

  • Daiane Pereira Soares, Universidade Federal de Campina Grande

    Pedagoga pela Universidade Federal de Campina Grande e integrante do grupo de estudos sobre Gênero, Interseccionalidade e Parentalidade na Educação (GIPE/GIEPELPS/CNPq).

  • Josefa Jaqueline Batista Brito, Universidade Federal de Campina Grande

    Pedagoga pela Universidade Federal de Campina Grande e integrante do grupo de estudos sobre Gênero, Interseccionalidade e Parentalidade na Educação (GIPE/GIEPELPS/CNPq).

     

Referências

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Publicado

31/12/2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A invenção das mulheres: propriedade intelectual, brecha de gênero e efeito Matilda. (2024). Revista Práxis Pedagógica, 10, e8284. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8284