A pesquisa na formação inicial do pedagogo
o estado da questão
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8285Palavras-chave:
formação inicial, pedagogo, pesquisa, estado da questãoResumo
O estudo tem por objetivo compreender o lugar da pesquisa na formação inicial do pedagogo, evidenciando essa relação nas experiências acadêmicas. Tem por base a abordagem qualitativa, através de um estudo exploratório pelo Estado da Questão. Utiliza-se de descritores, como formação inicial, pedagogo e pesquisa, num recorte temporal de 2019 a 2024, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Portal de Periódico da Capes, com uso de filtros e booleanos. Os resultados apontam que há uma lacuna a ser preenchida na literatura educacional brasileira, especialmente no que diz respeito à integração da pesquisa na formação inicial de professores de Pedagogia. Conclui-se que a integração contínua da pesquisa no currículo do curso de Pedagogia emerge como uma estratégia vital para o desenvolvimento de profissionais reflexivos e críticos, capazes de inovar e enfrentar os desafios educacionais contemporâneos
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