A pesquisa na formação inicial do pedagogo

o estado da questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8285

Palavras-chave:

formação inicial, pedagogo, pesquisa, estado da questão

Resumo

O estudo tem por objetivo compreender o lugar da pesquisa na formação inicial do pedagogo, evidenciando essa relação nas experiências acadêmicas. Tem por base a abordagem qualitativa, através de um estudo exploratório pelo Estado da Questão. Utiliza-se de descritores, como formação inicial, pedagogo e pesquisa, num recorte temporal de 2019 a 2024, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Portal de Periódico da Capes, com uso de filtros e booleanos. Os resultados apontam que há uma lacuna a ser preenchida na literatura educacional brasileira, especialmente no que diz respeito à integração da pesquisa na formação inicial de professores de Pedagogia. Conclui-se que a integração contínua da pesquisa no currículo do curso de Pedagogia emerge como uma estratégia vital para o desenvolvimento de profissionais reflexivos e críticos, capazes de inovar e enfrentar os desafios educacionais contemporâneos

Biografia do Autor

  • Sharon Rose Feitosa Da Silva Paixão, Universidade Federal do Maranhão

    Graduanda em Pedagogia pela UFMA, com experiência como bolsista no PIBID e no Programa Residência Pedagógica. Integrante ativa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atendimento Educacional Hospitalar (GEPAEH).

  • Francy Sousa Rabelo, Universidade Federal do Maranhão

    Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professora Adjunta do Departamento de Educação I/UFMA. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Atendimento Educacional Hospitalizado (GEPAEH) e o Projeto de Extensão Estudar, uma ação Saudável (UFMA) .

     

Referências

ARAÚJO, Wêdma Moreira de; FERREIRA, Lúcia Gracia. A pesquisa como princípio educativo: um estudo na formação inicial em Pedagogia no município de Itapetinga (BA)/Research as an educational principle: a study in initial teacher education. Cadernos CIMEAC, v. 9, n. 2, p. 260-283, 2019. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/3322. Acesso em 29/07/2024

CARDOSO, Mariana Civalsci. O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de Pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD. 2019. Dissertação (Mestrado em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

GHEDIN, Evandro; OLIVEIRA, Elisangela S. de.; ALMEIDA, Whasgthon A. de Almeida. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.

LIBARDI, Suzana Santos; GOMES, Carmelita Maria; ARAUJO, Ana Paula Sandes. A colaboração em pesquisa como ferramenta metodológica para formação de professores/as na licenciatura. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 260, p. 243-262, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/MfTQcG93ynQ9CqwQWSbdrZx/. Acesso em: 29 jul. 2024.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2018.

LÖSCH, Silmara; RAMBO, Carlos Alberto; FERREIRA, Jacques de Lima. A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p.1-18, 2023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17958/17247. Acesso em: 29 jul. 2024.

MORETI, Manuela Cristina Tórcia. A pesquisa como eixo interdisciplinar entre o estágio e a formação inicial do professor: uma análise a partir do curso de pedagogia da FFC/UNESP Marília. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2024.

NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques. Os trabalhos científicos e o estado da questão. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, p. 5-16, 2004. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2148/2105. Acesso em: 29 jul. 2024.

RABELO, Francy Sousa. Desenvolvimento Profissional de Professores (as) da educação básica pela Pesquisa. Curitiba: CRV, 2024.

ZEICHNER, Kenneth M. Formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

31/12/2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A pesquisa na formação inicial do pedagogo: o estado da questão. (2024). Revista Práxis Pedagógica, 10, e8285. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8285