Educação do Campo e Etnomatemática

uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8286

Palavras-chave:

educação do campo, educação matemática, etnomatemática, revisão sistemática

Resumo

Uma Educação que tem como base o ensino centralizado no aluno e em seu contexto cultural se configura como mais significativa, sendo aporte para a Educação do Campo e a Etnomatemática, focos deste estudo, que objetiva analisar como produções acadêmicas dos últimos cinco anos de relevância nacional e internacional exploram essa relação, identificando aspectos expressivos para a Educação Matemática. Para o desenvolvimento deste estudo, foi utilizada como metodologia a Revisão Sistemática de Literatura, tendo como base de dados os anais do VIII Seminário Internacional de Educação Matemática (SIPEM) e do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Apenas três trabalhos foram identificados explorando a relação entre a Educação do Campo e a Etnomatemática e em ambos a valorização cultural se mostrou um aspecto fundamental. Assim, este estudo revela a necessidade de pesquisas mais aprofundadas que possam fortalecer essa conexão e contribuir para uma prática pedagógica mais contextualizada, significativa e inclusiva.

Biografia do Autor

  • Rafaela Correia de Lima Albuquerque, Universidade de Pernambuco

    Mestranda no PPGE/UPE Mata Norte, graduada em Licenciatura Plena em Matemática e especialista em Ensino de Matemática. Atua como professora de Matemática na rede estadual de PE e foi tutora presencial na UFPE. Sua pesquisa atual é focada na Formação de Professores

  • Ernani Martins dos Santos, Universidade de Pernambuco

    Doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e Livre Docência pela Universidade de Pernambuco (2021). Professor Associado da UPE, Campus Mata Norte, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, no PROFEI e na graduação em Matemática. Pró-reitor de Graduação.

Referências

ARROYO, Maria de Guadalupe. A experiência das lutas e as conquistas no âmbito das Políticas Públicas para a Educação do Campo. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 5, n. 4, p. 142–144, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov/index.php/comcenso/article/view/580. Acesso em: 20 jun. 2024.

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.

BATISTA, Maria do Socorro X. Educação do campo: da luta dos movimentos às políticas. In: FIGUEIREDO, João B. de A.; VERAS, Clédia I. M.; LINS, Lucicléa T. (orgs.). Educação Popular e movimentos sociais: experiências e desafios. Fortaleza: Imprece, 2016.

CALDART, R. S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, v. 7, n. 1, p. 35-64, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003. Acesso em: 20 jun. 2024.

CALDART, Selma Rosane et al. (orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

CAMPOS, Ana Flávia Martins; CAETANO, Luana Maria dos Santos; GOMES, Vanessa Machado Lima Ribeiro. Revisão sistemática de literatura em educação: características, estrutura e possibilidades às pesquisas qualitativas. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 27, n. 54, p. 139-169, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2702. Acesso em: 17 jun. 2024.

D'AMBROSIO, Ubiratan. A transdisciplinaridade como uma resposta à sustentabilidade. Revista Terceiro Incluído, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/14393/15310. Acesso em: 18 jun. 2024.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma sociedade em transição. São Paulo: Livraria da Física, 2016.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

DUARTE, Claudia Gomes. Interlocuções entre a Educação do Campo e a Etnomatemática. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 5, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2206. Acesso em: 03 ago. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 84. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 33. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023.

GALVÃO, Maria Clara Borges; RICARTE, Ivana Lima Martins. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 17 jun. 2024.

PICALHO, Ana Carolina; LUCAS, Edson Ricardo Oliveira; AMORIM, Igor Soares. Lógica booleana aplicada na construção de expressões de busca. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 11, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/81838. Acesso em: 17 jun. 2024.

RAMOS, Ana Maria Faria; FARIA, Paula; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 17-36, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS01. Acesso em: 17 jun. 2024.

SANTOS, Cláudia Verônica Pinto; MATTOS, Simone Maria Nunes; MATTOS, Jéssica R. Etnomatemática e hortas didáticas em escolas do município de Japeri - RJ. In: Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, Brasília, 2022. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/xivenem2022/478356-ETNOMATEMATICA-E-HORTAS-DIDATICAS-EM-ESCOLAS-DO-MUNICIPIO-DE-JAPERI---RJ. Acesso em: 18 jun. 2024.

SILVA, Francisco Henrique Costa; RODRIGUES, Tatiane Daiane. Um ensinar outro: educação etnomatemática com o movimento da educação do campo. In: Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, Brasília, 2022. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/xivenem2022/483862-UM-ENSINAR-OUTRO--EDUCACAO-ETNOMATEMATICA-COM-O-MOVIMENTO-DA-EDUCACAO-DO-CAMPO. Acesso em: 18 jun. 2024.

Downloads

Publicado

31/12/2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação do Campo e Etnomatemática: uma revisão sistemática de literatura. (2024). Revista Práxis Pedagógica, 10, e8286. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8286