Educação do Campo e Etnomatemática
uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8286Palavras-chave:
educação do campo, educação matemática, etnomatemática, revisão sistemáticaResumo
Uma Educação que tem como base o ensino centralizado no aluno e em seu contexto cultural se configura como mais significativa, sendo aporte para a Educação do Campo e a Etnomatemática, focos deste estudo, que objetiva analisar como produções acadêmicas dos últimos cinco anos de relevância nacional e internacional exploram essa relação, identificando aspectos expressivos para a Educação Matemática. Para o desenvolvimento deste estudo, foi utilizada como metodologia a Revisão Sistemática de Literatura, tendo como base de dados os anais do VIII Seminário Internacional de Educação Matemática (SIPEM) e do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Apenas três trabalhos foram identificados explorando a relação entre a Educação do Campo e a Etnomatemática e em ambos a valorização cultural se mostrou um aspecto fundamental. Assim, este estudo revela a necessidade de pesquisas mais aprofundadas que possam fortalecer essa conexão e contribuir para uma prática pedagógica mais contextualizada, significativa e inclusiva.
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