Identidade cultural afro-costarriquense
poesia para resistir e reexistir
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8289Palavras-chave:
decolonialidade, escritoras afro-costarriquenses, interseccionalidades, linguística aplicada, vozes do sulResumo
O presente trabalho apresenta resultados obtidos a partir da realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Letras Português e Espanhol, realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Esta pesquisa está situada na área da Linguística Aplicada e teve como objetivo geral analisar poemas das escritoras afro-costarriquenses Delia MacDonald, Eulalia Bernard e Shirley Campbell, que apresentassem questões étnico-raciais. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista (Moita Lopes, 1994). Para tanto, partimos de um referencial teórico sobre decolonialidade, interculturalidade e feminismo negro (Silva Junior; Matos, 2019; Paraquett, 2010; Gonzalez, 2020). Sendo assim, obtivemos como resultado a verificação de que os poemas analisados abordam a valorização da identidade negra, de maneira assertiva, e são instrumentos de luta e resistência contra as opressões sofridas pelas mulheres negras. Portanto, esta investigação aponta como os poemas visibilizam vozes do Sul excluídas na sociedade.
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. Disponível em: https://www.mpba.mp.br/sites/default/files/biblioteca/direitos-humanos/enfrentamento-ao-racismo/obras_digitalizadas/chimamanda_ngozi_adichie_-_2019_-_o_perigo_de_uma_historia_unica.pdf. Acesso em: 24 ago. 2024.
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro/Pólen, 2019. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1154/o/Interseccionalidade_%28Feminismos_Plurais%29_-_Carla_Akotirene.pdf?1599239359. Acesso em: 24 ago. 2024.
ALEXANDRE, Marcos Antônio. Textualidades negras nas Américas. In: DINIZ, Alai Garcia; PEREIRA, Diana Araujo; ALVES, Lourdes Kaminski (orgs.). Poéticas e políticas da linguagem em vias de descolonização. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017. p. 81- 98.
NASCIMENTO, Beatriz. Uma história feita por mãos negras: relações raciais, quilombos e movimentos. Rio de Janeiro: Zahar. 2021.
NASCIMENTO, Gabriel. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2019.
BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
BERNARD LITTLE, Eulalia. Poema: Intensidad. Tatuaje. 2011. Poetas siglo veintiuno. Disponível em: https://poetassigloveintiuno.blogspot.com/2016/11/eulalia-bernard-little-19630.html. Acesso em: 24 jul. 2023.
BONFIM, Carlos. Merienda de negros: canto: contar (nos) outras histórias de uma negraamérica. In: DINIZ, Alai Garcia; PEREIRA, Diana Araujo; ALVES, Lourdes Kaminski (orgs.). Poéticas e políticas da linguagem em vias de descolonização. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017, p. 19-53.
CAMPBELL BARR, Shirley. Poema: Desde que tengo memoria. Rotundamente negra y otros poemas. San José, Ediciones Torremozas. 2013. Disponível em: https://www.larevista.cr/shirley-campbell-barr-desde-que-tengo-memoria/. Acesso em: 24 ago. 2024.
CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: https://www.docsity.com/pt/gil-como-elaborar-projeto-de-pesquisa-2002/4870821/. Acesso em: 24 ago. 2024.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2020. Disponível em: https://mulherespaz.org.br/site/wp-content/uploads/2021/06/feminismo-afro-latino-americano.pdf. Acesso em: 24 ago. 2024.
hooks, bell. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 16, p. 193-210, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-335220151608. Acesso em: 24 ago. 2024.
MACDONALD, Delia. Poema: Ante el tiempo mis antepasados. El Séptimo Circulo del Obelisco. San José: Ediciones del Café Cultural, 1994. Disponível em: https://www.bibliotecanacional.gov.co/es-co/colecciones/biblioteca-digital/poemas-y-cantos/Paginas/03-ensayos.html?id_poeta=Delia_McDonald. Acesso em: 24 ago. 2024.
MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. Olhares outros. In: LANDULFO, Cristiane; MATOS, Doris (orgs.). Suleando conceitos em linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Campinas: Pontes Editores, 2022. p. 283- 289.
MENEGHETTI, Adriana Maria; REFATI, Jaqueline Rosa dos Santos. Mulheres negras na ciência: falar sobre ou falar de! In: SALLES, Virgínia Ostroki (org.). Mulheres na pesquisa: reflexões sobre o protagonismo feminino na contemporaneidade, v. 11. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020. p. 16- 39. Disponível em: https://www.textoecontextoeditora.com.br/produto/detalhe/mulheres-na-pesquisa-reflexoes-sobre-o-protagonismo--feminino-na-contemporaneidade-1%C2%AA-edicao/46. Acesso em: 24 ago. 2024.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. In: PEREIRA e PILAR (orgs.). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 11-24. Disponível em: https://ufscdeutsch2010.files.wordpress.com/2010/10/nps156.pdf. Acesso em: 24 ago. 2024.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Pesquisa interpretativista em linguística aplicada: a linguagem como condição e solução. D.E.L.T.A., v. 10, n. 2, p. 329-338, 1994. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45412 . Acesso em: 24 ago. 2024.
PARAQUETT, Marcia. Multiculturalismo, interculturalismo e ensino/aprendizagem de espanhol para brasileiros. In: BARROS, Cristiano Silva; GOETTENAUER, Elzimar de Marins Costa (coord.). Espanhol: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p.137-156.
PEREIRA, Fernanda Mota. Literatura africana e Educação. In: LANDULFO, Cristiane; MATOS, Doris (orgs.). Suleando conceitos em linguagens: deels e epistemologias outras. Campinas: Pontes Editores, 2022. p. 231- 237.
PIZARRO, Ana. El sur y los trópicos: Ensayos de cultura latinoamericana. Murcia: Compobell, 2004. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/16359831.pdf. Acesso em: 24 ago. 2024.
QUIJANO, Aníbal. ¡Que tal raza! (Tema central). In: Ecuador Debate. Etnicidades e identificaciones, Quito: CAAP, n. 48, p. 141-152, dezembro de 1999. Disponível em: https://repositorio.flacsoandes.edu.ec/handle/10469/5724. Acesso em: 24 ago. 2024.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (comp.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo Grosfoguel. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. Disponível em: http://observatorioedhemfoco.com.br/observatorio/el-giro-decolonial-reflexiones-para-una-diversidad-epistemica-mas-alla-del-capitalismo-global/. Acesso em: 24 ago. 2024.
RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
RODRIGUES, Daiane Santos; ROSA, Acassia dos Anjos Santos. A identidade étnico-racial no poema “el cabello de ollar” de Shirley Campbell-Barr. In: GOMES, Carlos Magno; RAMALHO, Christina Bielinski; CARDOSO, Ana Maria Leal (orgs.). Anais do XVIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL MULHER E LITERATURA. Aracaju: Criação, 2019. p. 105- 112. Disponível em: https://editoracriacao.com.br/anais-do-xviii-seminario-internacional-mulher-literatura/. Acesso em: 24 ago. 2024.
ROSA, Acassia dos Anjos Santos. Áreas culturais latino-americanas. In: LANDULFO, Cristiane; MATOS, Doris (orgs.). Suleando conceitos em linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Campinas: Pontes Editores, 2022. p. 25-32.
SANTA CRUZ, Victoria Eugenia. Me Gritaron Negra. Portal Galadés. 2013. Disponível em: https://www.geledes.org.br/me-gritaron-negra-a-poeta-victoria-santa-cruz/. Acesso em: 05 out. 2024.
SANTIAGO, Ana Rita. Vozes literárias de escritoras negras. Cruz das Almas: UFRB, 2012. Disponível em: http://www.ri.ufrb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/771/1/Vozes_Literarias_Escritoras_Livro_2012.pdf. Acesso em: 24 ago. 2024.
SILVA JUNIOR, Antônio Carlos; MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. Linguística Aplicada e o SULear: práticas decoloniais na educação linguística em espanhol. Revista interdisciplinar Sulear, ano 2, n. 2, setembro, 2019.
CRUZ, Taylane. O sol dos dias. São Paulo: Penalux, 2020.
TELLES, João Antônio. “É pesquisa, é? Ah, não quero, não, bem!” Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Revista Linguagem & Ensino, v. 5, n. 2, p. 91-116, 15 mar. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/15560. Acesso em: 24 ago. 2024.
VERONELLI, Gabriela Alejandra. La colonialidad del lenguaje y el monolenguajear como práctica lingüística de racialización. Revista Polifonia, Cuiabá, v.26, n.44, p.146-166, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/9002. Acesso em: 24 ago. 2024.
VERONELLI, Gabriela Alejandra. Sobre la colonialidad del lenguaje. Universitas Humanística, Bogotá, v. 81, n. 81, p. 33-58, 2015. Disponível em: https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/11432. Acesso em: 24 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.