Afro-Costa Rican cultural identity

poesía para resistir y re-existir

Authors

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8289

Keywords:

decoloniality, afro-costa rican women writers, intersectionalities, applied linguistics, voices from the south

Abstract

The present work presents results obtained from the realization of a Course Completion Work (TCC) of Portuguese and Spanish Letters, carried out at the Federal University of Sergipe (UFS). This research is located in the area of Applied Linguistics and had as its general objective to analyze poems by Afro-Costa Rican writers Delia MacDonald, Eulalia Bernard and Shirley Campbell, which presented ethnic-racial issues. As for the methodology, it is an interpretative qualitative research. To do so, we start from a theoretical framework on decoloniality, interculturality and black feminism (Silva Junior; Matos, 2019; Paraquett, 2010; Gonzalez, 2020). Thus, we obtained as a result the verification that the poems analyzed address the valorization of black identity, in an assertive way, and are instruments of struggle and resistance against the oppressions suffered by black women. Therefore, this investigation points out how the poems make visible voices from the South excluded in society.

Author Biographies

  • Maria Angélica dos Santos Araújo, Universidade Federal de Sergipe

    Graduada em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente, atua como professora de português na Rede Municipal de Lagarto.

  • Acassia dos Anjos Santos Rosa, Universidade Federal de Sergipe

    Doutora em Estudos Linguísticos (UFMG), mestra em Letras e graduada em Letras Português/Espanhol (UFS). Professora e coordenadora do curso de Espanhol no DLES e professora permanente no PPGED. Pesquisadora no grupo Diálogos Interculturais e Linguísticos.

     

  • Doris Cristina Vicente da Silva Matos, Universidade Federal de Sergipe

    Doutora em Língua e Cultura (UFBA), Estágio pós-doutoral na Universidad Veracruzana, México. Professora do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Letras. Líder do Grupo de Pesquisa DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos.

     

References

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. Disponível em: https://www.mpba.mp.br/sites/default/files/biblioteca/direitos-humanos/enfrentamento-ao-racismo/obras_digitalizadas/chimamanda_ngozi_adichie_-_2019_-_o_perigo_de_uma_historia_unica.pdf. Acesso em: 24 ago. 2024.

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro/Pólen, 2019. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1154/o/Interseccionalidade_%28Feminismos_Plurais%29_-_Carla_Akotirene.pdf?1599239359. Acesso em: 24 ago. 2024.

ALEXANDRE, Marcos Antônio. Textualidades negras nas Américas. In: DINIZ, Alai Garcia; PEREIRA, Diana Araujo; ALVES, Lourdes Kaminski (orgs.). Poéticas e políticas da linguagem em vias de descolonização. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017. p. 81- 98.

NASCIMENTO, Beatriz. Uma história feita por mãos negras: relações raciais, quilombos e movimentos. Rio de Janeiro: Zahar. 2021.

NASCIMENTO, Gabriel. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2019.

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

BERNARD LITTLE, Eulalia. Poema: Intensidad. Tatuaje. 2011. Poetas siglo veintiuno. Disponível em: https://poetassigloveintiuno.blogspot.com/2016/11/eulalia-bernard-little-19630.html. Acesso em: 24 jul. 2023.

BONFIM, Carlos. Merienda de negros: canto: contar (nos) outras histórias de uma negraamérica. In: DINIZ, Alai Garcia; PEREIRA, Diana Araujo; ALVES, Lourdes Kaminski (orgs.). Poéticas e políticas da linguagem em vias de descolonização. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017, p. 19-53.

CAMPBELL BARR, Shirley. Poema: Desde que tengo memoria. Rotundamente negra y otros poemas. San José, Ediciones Torremozas. 2013. Disponível em: https://www.larevista.cr/shirley-campbell-barr-desde-que-tengo-memoria/. Acesso em: 24 ago. 2024.

CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: https://www.docsity.com/pt/gil-como-elaborar-projeto-de-pesquisa-2002/4870821/. Acesso em: 24 ago. 2024.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2020. Disponível em: https://mulherespaz.org.br/site/wp-content/uploads/2021/06/feminismo-afro-latino-americano.pdf. Acesso em: 24 ago. 2024.

hooks, bell. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 16, p. 193-210, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-335220151608. Acesso em: 24 ago. 2024.

MACDONALD, Delia. Poema: Ante el tiempo mis antepasados. El Séptimo Circulo del Obelisco. San José: Ediciones del Café Cultural, 1994. Disponível em: https://www.bibliotecanacional.gov.co/es-co/colecciones/biblioteca-digital/poemas-y-cantos/Paginas/03-ensayos.html?id_poeta=Delia_McDonald. Acesso em: 24 ago. 2024.

MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. Olhares outros. In: LANDULFO, Cristiane; MATOS, Doris (orgs.). Suleando conceitos em linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Campinas: Pontes Editores, 2022. p. 283- 289.

MENEGHETTI, Adriana Maria; REFATI, Jaqueline Rosa dos Santos. Mulheres negras na ciência: falar sobre ou falar de! In: SALLES, Virgínia Ostroki (org.). Mulheres na pesquisa: reflexões sobre o protagonismo feminino na contemporaneidade, v. 11. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020. p. 16- 39. Disponível em: https://www.textoecontextoeditora.com.br/produto/detalhe/mulheres-na-pesquisa-reflexoes-sobre-o-protagonismo--feminino-na-contemporaneidade-1%C2%AA-edicao/46. Acesso em: 24 ago. 2024.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. In: PEREIRA e PILAR (orgs.). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 11-24. Disponível em: https://ufscdeutsch2010.files.wordpress.com/2010/10/nps156.pdf. Acesso em: 24 ago. 2024.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Pesquisa interpretativista em linguística aplicada: a linguagem como condição e solução. D.E.L.T.A., v. 10, n. 2, p. 329-338, 1994. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45412 . Acesso em: 24 ago. 2024.

PARAQUETT, Marcia. Multiculturalismo, interculturalismo e ensino/aprendizagem de espanhol para brasileiros. In: BARROS, Cristiano Silva; GOETTENAUER, Elzimar de Marins Costa (coord.). Espanhol: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p.137-156.

PEREIRA, Fernanda Mota. Literatura africana e Educação. In: LANDULFO, Cristiane; MATOS, Doris (orgs.). Suleando conceitos em linguagens: deels e epistemologias outras. Campinas: Pontes Editores, 2022. p. 231- 237.

PIZARRO, Ana. El sur y los trópicos: Ensayos de cultura latinoamericana. Murcia: Compobell, 2004. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/16359831.pdf. Acesso em: 24 ago. 2024.

QUIJANO, Aníbal. ¡Que tal raza! (Tema central). In: Ecuador Debate. Etnicidades e identificaciones, Quito: CAAP, n. 48, p. 141-152, dezembro de 1999. Disponível em: https://repositorio.flacsoandes.edu.ec/handle/10469/5724. Acesso em: 24 ago. 2024.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (comp.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo Grosfoguel. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. Disponível em: http://observatorioedhemfoco.com.br/observatorio/el-giro-decolonial-reflexiones-para-una-diversidad-epistemica-mas-alla-del-capitalismo-global/. Acesso em: 24 ago. 2024.

RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

RODRIGUES, Daiane Santos; ROSA, Acassia dos Anjos Santos. A identidade étnico-racial no poema “el cabello de ollar” de Shirley Campbell-Barr. In: GOMES, Carlos Magno; RAMALHO, Christina Bielinski; CARDOSO, Ana Maria Leal (orgs.). Anais do XVIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL MULHER E LITERATURA. Aracaju: Criação, 2019. p. 105- 112. Disponível em: https://editoracriacao.com.br/anais-do-xviii-seminario-internacional-mulher-literatura/. Acesso em: 24 ago. 2024.

ROSA, Acassia dos Anjos Santos. Áreas culturais latino-americanas. In: LANDULFO, Cristiane; MATOS, Doris (orgs.). Suleando conceitos em linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Campinas: Pontes Editores, 2022. p. 25-32.

SANTA CRUZ, Victoria Eugenia. Me Gritaron Negra. Portal Galadés. 2013. Disponível em: https://www.geledes.org.br/me-gritaron-negra-a-poeta-victoria-santa-cruz/. Acesso em: 05 out. 2024.

SANTIAGO, Ana Rita. Vozes literárias de escritoras negras. Cruz das Almas: UFRB, 2012. Disponível em: http://www.ri.ufrb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/771/1/Vozes_Literarias_Escritoras_Livro_2012.pdf. Acesso em: 24 ago. 2024.

SILVA JUNIOR, Antônio Carlos; MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. Linguística Aplicada e o SULear: práticas decoloniais na educação linguística em espanhol. Revista interdisciplinar Sulear, ano 2, n. 2, setembro, 2019.

CRUZ, Taylane. O sol dos dias. São Paulo: Penalux, 2020.

TELLES, João Antônio. “É pesquisa, é? Ah, não quero, não, bem!” Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Revista Linguagem & Ensino, v. 5, n. 2, p. 91-116, 15 mar. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/15560. Acesso em: 24 ago. 2024.

VERONELLI, Gabriela Alejandra. La colonialidad del lenguaje y el monolenguajear como práctica lingüística de racialización. Revista Polifonia, Cuiabá, v.26, n.44, p.146-166, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/9002. Acesso em: 24 ago. 2024.

VERONELLI, Gabriela Alejandra. Sobre la colonialidad del lenguaje. Universitas Humanística, Bogotá, v. 81, n. 81, p. 33-58, 2015. Disponível em: https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/11432. Acesso em: 24 ago. 2024.

Published

31/12/2024

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Afro-Costa Rican cultural identity: poesía para resistir y re-existir. (2024). Revista Práxis Pedagógica, 10, e8289. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8289