Letramento Literário e Carolina Maria de Jesus na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8290Palavras-chave:
círculo de leitura, formação docente, letramento literário, saberes docentesResumo
Objetivamos apresentar o Círculo de leitura literária Carolina Maria de Jesus, projeto de extensão (FACED/UFC), cujo objetivo é ler coletivamente obras literárias com temática/autoria de pessoas negras, LGBT+, mulheridades, indígenas e PCD, intentando fomentar leitura literária em docentes em formação inicial e continuada, seguindo o modelo de círculo de cultura freireano, os estudos de Cosson (2020) e Bajour (2012). Trata-se de pesquisa qualitativa, tendo dados do projeto aprovado pelo edital 15 (PREX/UFC) que caracteriza o dispositivo, dados oriundos de questionário elaborado para seleção de vinte componentes internos e externos à instituição e avaliação das atividades do primeiro semestre. Como resultados, percebe-se o poder formativo da leitura coletiva de obras literárias, fomentando interpretações múltiplas e repertório que pode auxiliar docentes a se posicionarem em momentos de escolhas de acervos, autores e obras em exercício de mediação de leitura literária, além de letramento racial e inclusivo na perspectiva emancipatória.
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