Letramento Literário e Carolina Maria de Jesus na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8290

Palavras-chave:

círculo de leitura, formação docente, letramento literário, saberes docentes

Resumo

Objetivamos apresentar o Círculo de leitura literária Carolina Maria de Jesus, projeto de extensão (FACED/UFC), cujo objetivo é ler coletivamente obras literárias com temática/autoria de pessoas negras, LGBT+, mulheridades, indígenas e PCD, intentando fomentar leitura literária em docentes em formação inicial e continuada, seguindo o modelo de círculo de cultura freireano, os estudos de Cosson (2020) e Bajour (2012). Trata-se de pesquisa qualitativa, tendo dados do projeto aprovado pelo edital 15 (PREX/UFC) que caracteriza o dispositivo, dados oriundos de questionário elaborado para seleção de vinte componentes internos e externos à instituição e avaliação das atividades do primeiro semestre. Como resultados, percebe-se o poder formativo da leitura coletiva de obras literárias, fomentando interpretações múltiplas e repertório que pode auxiliar docentes a se posicionarem em momentos de escolhas de acervos, autores e obras em exercício de mediação de leitura literária, além de letramento racial e inclusivo na perspectiva emancipatória.

Biografia do Autor

  • Sahmaroni Rodrigues de Olinda, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em educação (UFC/Sorbonne Cité 13), professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Coordena o Círculo de Leitura Literária Carolina Maria de Jesus, o Círculo de Produção Literária Escrevivências Transviadas. É escritor com cinco livros publicados.

  • Nara Camilo Melo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, monitora da disciplina Ensino de Língua Portuguesa e uma das fundadoras e bolsista voluntária do Círculo de Leitura Literária Carolina Maria de Jesus.

  • Marlia Aguiar Façanha, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Doutoranda em Educação Brasileira- UFC, professora efetiva de História da rede estadual do Ceará. Participa da coordenação do Círculo de Leitura Literária Carolina Maria de Jesus. Trabalha com os temas: feminismos, gênero e educação antirracista.

Referências

AMARILHA, Marly. Literatura em Pedagogia? Isso não é coisa de Letras? Em busca do elo perdido na formação dos primeiros professores. In: PINTO, Francisco Neto Pereira et al (orgs.). Ensino da literatura no contexto contemporâneo. Campinas: Mercado de Letras, 2021. p. 447-462.

ANDRADE, Ludmila Thomé de. Professores leitores e sua formação. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007.

BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996.

CANDIDO, Antônio. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CAPINAN José Carlos. MENDES, Roberto. Massemba. In: MENDES, Roberto. Flor da memória. Bahia: Produção independente, 2003. CD. Faixa 2.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2020.

COSSON, Rildo. Como criar círculos de leitura na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2021.

CUTI, Luiz Silva. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.

DALCASTAGNÈ, Regina - Literatura Brasileira Contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Horizonte, 2012

DIAS, Roberto Muniz. Letramento literário e diversidade: Por que um letramento literário queer? Salvador: Devires, 2023.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’Água. Rio de Janeiro: Pallas, 2014

FREIRE, Paulo. Ação cultural para liberdade. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM Editores, 1991.

GONÇALVES, Ana Maria. Entrevista. Programa Provocações de 28 de maio de 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_7IJ6Y-1dy8&t=676s. Acesso em: 18 jul. 2024.

hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.

JESUS, Carolina Maria. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2020.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n 19, p.20-28, jan./fev./mar./abr., 2002.

LARROSA, Jorge. Literatura, Experiência e formação: uma entrevista com Jorge Larrosa. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. p. 129-156.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Intermeios, 2012.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania Maria Kunchenbecker (org). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-79.

ROSA, Sonia. Literatura infantil afrocentrada e letramento racial: uma narrativa autobiográfica. São Paulo: Jandaíra, 2022.

SEVERO, Renata Trindade. Letramento racial e técnicas de si. Fórum Linguístico. Florianópolis (Santa Catarina), Brasil. v. 18 n. 3, p. 6400-6415 (2021). Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/82010. Acesso em: 12 ago. 2022.

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítico-emancipadora. São Paulo: Mercado das Letras, 2018.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (org). Escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 17-48.

WALTI, Ivete Lara Camargos. Literatura e escola: antilições. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (org.). Escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 49-70.

ZILBERMAN, Regina. Letras – uma área em busca de justificativa. In: PINTO, Francisco Neto Pereira et al (orgs.). Ensino da literatura no contexto contemporâneo. Campinas: Mercado de Letras, 2021, p. 17-34.

Downloads

Publicado

31/12/2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Letramento Literário e Carolina Maria de Jesus na formação docente. (2024). Revista Práxis Pedagógica, 10, e8290. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8290