Mulheres na matemática
percepções das licenciandas do IFRN Ceará-Mirim
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8294Palavras-chave:
gênero, IFRN, licenciandas, mulheres na matemáticaResumo
Este artigo trata-se de uma extensão do projeto de pesquisa “Mulheres na Matemática: a inserção e a permanência nas licenciaturas em Matemática do IFRN”. Objetiva-se discutir as questões de gênero a partir da análise das experiências vivenciadas pelas alunas da licenciatura em matemática do IFRN campus Ceará-mirim, bem como as suas percepções sobre a temática das mulheres na matemática e as implicações na sua formação profissional. A participação da mulher remete à diversidade e ao desenvolvimento da ciência, mas fatores e imposições sociais resultam na redução de sua presença no campo. Christina Brech (2018), Guacira Louro (1997) e Jane Almeida (1998) formam a base teórica deste trabalho. A partir do estudo, destacam-se os desafios encontrados pelas mulheres nas ciências exatas desde o início de sua formação. Ressalta-se a importância da representatividade feminina nesses espaços como fator de inspiração e motivação para a inserção e a permanência das mulheres na matemática.
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