Mulheres na matemática

percepções das licenciandas do IFRN Ceará-Mirim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8294

Palavras-chave:

gênero, IFRN, licenciandas, mulheres na matemática

Resumo

Este artigo trata-se de uma extensão do projeto de pesquisa “Mulheres na Matemática: a inserção e a permanência nas licenciaturas em Matemática do IFRN”. Objetiva-se discutir as questões de gênero a partir da análise das experiências vivenciadas pelas alunas da licenciatura em matemática do IFRN campus Ceará-mirim, bem como as suas percepções sobre a temática das mulheres na matemática e as implicações na sua formação profissional. A participação da mulher remete à diversidade e ao desenvolvimento da ciência, mas fatores e imposições sociais resultam na redução de sua presença no campo. Christina Brech (2018), Guacira Louro (1997) e Jane Almeida (1998) formam a base teórica deste trabalho. A partir do estudo, destacam-se os desafios encontrados pelas mulheres nas ciências exatas desde o início de sua formação. Ressalta-se a importância da representatividade feminina nesses espaços como fator de inspiração e motivação para a inserção e a permanência das mulheres na matemática.

Biografia do Autor

  • Jaciene de Lima Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

    Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Ceará-Mirim.

  • Ana Cláudia Pereira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

    Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Ceará-Mirim.

  • Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutorado e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Membro dos Grupos de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero (UFRN) e Grupo de Estudos em Trabalho, Educação e Sociedade G-TRES (IFRN).

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Publicado

31/12/2024

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Artigos

Como Citar

Mulheres na matemática: percepções das licenciandas do IFRN Ceará-Mirim . (2024). Revista Práxis Pedagógica, 10, e8294. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8294