Cadê o lápis “cor da pele”?

Reflexões sobre uma abordagem antirracista na prática pedagógica no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8316

Palavras-chave:

antirracista, ensino fundamental, prática pedagógica

Resumo

O estudo tem como objetivo refletir sobre uma abordagem antirracista no processo de letramento no contexto amazônico, em uma turma de 3º ano do ensino fundamental da rede pública estadual em Manaus. Utiliza abordagem qualitativa e a Lei nº 10.639/03. Como resultado, observa-se que inicialmente a temática antirracista não foi contemplada no planejamento docente. Contudo, na etapa que envolvia colorir desenhos, na abordagem do tema ambiental, ocorreu a disputa dos alunos pelo lápis de cor rosa claro, apresentado como cor da pele, o que exigiu a recondução da práxis, oportunizando discutir sobre as relações étnico-raciais no contexto amazônico e possibilitar uma práxis antirracista na sala de aula.

Biografia do Autor

  • Nayara Ferreira Costa, Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (Seduc/AM)

    Doutora em Educação (PPGE- Ufam). Pedagoga da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (Seduc/AM). 

  • Priscila Thayane de Carvalho Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam)

    Doutora em Educação (PPGE- Ufam). Assistente Social no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). 

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Publicado

05/06/2025

Edição

Seção

Dossiê Temático"Currículo, Culturas e Conhecimentos: articulando os saberes nas Amazônias"

Como Citar

Cadê o lápis “cor da pele”? Reflexões sobre uma abordagem antirracista na prática pedagógica no ensino fundamental. (2025). Revista Práxis Pedagógica, 11, e8316. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8316